Sesi/Fiesc construirá centro de qualificação profissional em Imbituba

Terreno que terá parte doada ao muncípio também abrigará Centro –Dia de Referência do Idoso

Uma comitiva do Sesi/Fiesc esteve em Imbituba para tratar da destinação de uma área para a construção do Centro – Dia de Referência do Idoso, cujo projeto e recursos a Administração Municipal já obteve aprovação pelos órgãos governamentais, por meio da Secretaria de Assistência Social. Na oportunidade os dirigentes do Sesi/Fiesc informaram a pretensão de efetuar um investimento em Imbituba, com a implantação de uma unidade do Sesi/Senai na área remanescente do imóvel.

Em reunião, o vice-prefeito Elísio Sgrott e sua equipe, debateram com Alfredo Piotrovski, Vice-presidente Litoral Sul, Fabrizio Machado Pereira, Superintendente e Jovilde Parisotto, Gerente do Sesi, Região Sul, a melhor forma de assegurar ao Município a transferência do imóvel e a implantação do Centro-dia. Localizado na Rua Jorge Lacerda esquina com a Dorlin Nunes, o terreno reivindicado junto ao Sesi/Fiesc pela prefeitura é parte de um imóvel pertencente ao Sesi desde 1978, quando lhes foi doado pelo Governo Municipal.

A implantação de uma unidade do Sesi/Senai vem ao encontro do projeto recentemente lançado pelo Prefeito Jaison Cardoso, de constituir um Centro de Tecnologia e Qualificação Profissional, o Ceitec, cujas parcerias vem ganhando adesão. O vice-prefeito Elísio Sgrott destacou a importância do Sesi/Senai estar em Imbituba. “O serviço prestado pelos profissionais e a infraestrutura oferecida são de qualidade. Gostaríamos que os cursos profissionalizantes sejam prioridade, pois é uma carência que temos no momento e poderá ser atendida pelo Senai”, explica.

O objetivo do Sesi/Senai é aumentar a escolaridade dos trabalhadores da indústria, quanto a atividade que exercem e dominam tecnicamente, e promover a saúde e a segurança deste profissional.

Centro – Dia de Referência do Idoso

O Centro-dia é uma unidade do Suas – Sistema Único de Assistência Social que oferta serviço às pessoas idosas, que devido à situação de dependência de terceiros, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos da vida diária, como os autocuidados, arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal, locomover-se e outras. “O Centro – Dia também serve de apoio para o desenvolvimento pessoal e social, como levar a vida da forma mais independente possível, favorecendo a integração e a participação do indivíduo na família, no seu entorno, em grupos sociais, incentivando o associativismo, dentre outros”, explica a secretária de assistência social e habitação, Rosinete Delfino Laurindo.

Texto: Emanuelle Querino
Fotos: Emanuelle Querino