No dia nacional, prefeito sanciona lei de incentivo a cultura

No Dia Nacional da Cultura, 05 de novembro, Imbituba deu um passo extremamente importante nessa área. O prefeito em exercício Elísio Sgrott, sancionou a lei que institui o Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Imbituba, o Procult com a presença dos membros do Conselho Municipal de Cultura e da secretária da pasta, Valéria Rodrigues.

A lei tem por objetivo o apoio e a viabilização de projetos culturais, mediante incentivo fiscal, por meio de renúncia fiscal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e podem incentivar projetos de artes visuais e digitais, música, teatro, dança, circo, literatura, artesanato e muitos outros.

“Hoje é um marco para Imbituba com a sanção dessa nova lei. Em 2013 criamos a secretaria de cultura para atender essa importante área de nossa cidade, que possui uma  riqueza imensurável e a secretaria já vem batalhando muito por seu espaço”, salienta Sgrott.

Para o presidente do conselho, Dorvalino Filho, é um grande avanço já no primeiro ano ocupar importantes espaços e agilizar a parte burocrático, e iniciar um trabalho pensando mais nas ações da cultura. “Fico muito satisfeito de encerrar essa parte burocrática já no primeiro ano e poder agora pensar mais em cultura”, ressalta Filho.

Durante todo o dia 05, a secretaria de Cultura promoveu na rua Nereu Ramos, em frente a biblioteca pública, uma série de atividades em comemoração ao dia nacional como teatro, contar histórias, roda de capoeira, exposição de artesanato e diversas outras atividades e que levou centenas de crianças ao local para conhecerem um pouco mais da cultura imbitubenses.

Texto: João Batista Coelho Júnior
Fotos: João Batista Coelho Júnior