Balsa Imbituba – Imaruí volta à ativa

Na manhã desta quinta feira, dia 29 de outubro, foi oficialmente entregue a Reforma geral e pintura da Balsa que faz a travessia entre o bairro de Sambaqui, município de Imbituba com Barreiros do Rio Duna, município de Imaruí.  Ontem, o Ministério da Marinha, através do Oficial Jamilson da Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna realizou a vistoria, liberando a Balsa para entrar em operação.

O custo total da reforma da balsa ficou em R$ 120 mil. O Engenheiro Naval Jean Shinzato, responsável técnico pela reforma geral da Balsa, garantiu que à médio prazo não teremos problemas com a  manutenção da mesma.

Segundo o vice-prefeito de Imbituba, Elísio Sgrott, que esteve no local acompanhando o retorno ao trabalho do equipamento, a balsa é muito útil para a população quanto à mobilidade do ir e vir para os pedestres, automóveis, caminhões e máquinas agrícolas. “A região de Sambaqui e Barreiros produz muito arroz, bovinos de corte e madeira oriunda de reflorestamento (Eucalipto), sendo que pela balsa há economia significativa de tempo e com redução de mais de 20 km no percurso”, explica.
“Acreditamos também e estamos lutando para que antes da necessidade de uma futura reforma da balsa, vamos ter uma ponte de concreto neste local”, acredita Elísio, que já realizou o pedido junto ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Joarez Ponticelli.

Acompanharam a cerimônia de entrega da balsa para o efetivo funcionamento e operação, além do vice-prefeito de Imbituba, o secretário municipal da SDR Norte, Nivaldo Marques Gabriel, acompanhado dos servidores Adenízia e César Rocha; o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Evaldo de Souza, o chefe do departamento de Agricultura, Gertom Moraes Martins, líder comunitário de Sambaqui, Antônio Moraes de Souza, O rizicultor e pecuarista Lauro Ídio da Silva, O presidente da Arivale (Associação dos Rizicultores do Vale do Rio Duna) Vanderlei Fraga Costa, morador de Sambaqui Edemir Souza Demétrio, e os balseiros Adriano e Ramon.

Texto: João Batista Coelho Júnior

Fotos: Leonardo Fraga/Jornal Nosso Povo