Cinema Independente Nacional vem a Imbituba

 Em sua primeira edição na cidade, a Secretaria de Cultura do Município via Biblioteca Pública em parceria com o grupo de teatro Cia. Desmontagem Cênica trazem a Imbituba a 12ª Mostra do Filme Livre (MFL), que exibe longas, médias e curtas, sempre destacando filmes que fujam do lugar comum.


O evento acontece no dia 28 de março, a partir das 18h30, com classificação indicativa a partir de 16 anos.


A mostra, que tem patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura, é realizada desde 2002 e recebeu para este ano 742 inscrições de filmes, sendo que 165 foram selecionados. A curadoria foi formada por Marcelo Ikeda, Chico Serra, Christian Caselli, Gabriel Sanna, Manu Sobral, Cristiana Miranda e Guilherme Whitaker, também criador do evento. O filme mais antigo selecionado é “NY Mirror”, de 1999,  e o mais antigo convidado é “Crioulo Doido”, de 1970.


 Além dos filmes selecionados, a programação conta ainda com 50 obras convidadas, compondo um panorama do que há de mais ousado na produção audiovisual independente nacional. As exibições são gratuitas. Criada e organizada por Guilherme Whitaker desde a primeira edição, a MFL exibe longas, médias e curtas, sempre destacando filmes que fujam do lugar comum.


 “Desde sempre somos um espaço para filmes que buscam revirar a cada vez mais popular linguagem audiovisual. São filmes que muitas vezes não passam em outros lugares justamente por serem diferentes demais, além de não precisarem ter atores famosos, nem de muita grana para serem feitos. A maioria foi feita por amor, caseiramente” diz Whitaker.

Confira a programação:
 
 
O UNIVERSO SEGUNDO EDGAR A. POE
RJ, 2012, 9min
Este curta metragem configura-se como uma espécie de slideshow que apresenta recortes de ‘Eureka’: Um Poema em Prosa’ ensaio filosófico e cosmológico escrito por Edgar A. Poe. Publicada em 1848, a obra é o ‘canto do cisne’ do autor e revela uma visão poética e apaixonada sobre o destino do homem e do universo. As imagens do curta foram selecionadas a partir do site:
brainheamorrhageisthecure.tumblr.com e o texto é interpretado pelo ator Pedro Paulo Rangel.
Direção: Alexandre Rudáh
 
MONSTROLÂNDIA
RJ, 2012, 4min
A via crucis brasileira em sua eterna e infrutífera busca pela excelência olímpica. Assim nasceram, em 24 horas, o texto, o roteiro, a filmagem e a edição de “Monstrolândia”, estrelando Otávio III (ator-fetiche do cinema de invenção) e com narração do ator, produtor e locutor Roberto Maya, que ficou famoso nos anos 80 como apresentador do programa de reportagens mundo-cão Documento Especial, da extinta Rede Manchete.
“Monstrolândia é fruto de pensamentos cruzados de um brasileiro frustrado com o nosso fracasso olímpico e um xeque-mate na miopia legalizada que reina no cinema brasileiro”, dispara Ivan, que incluiu neste chocante curta-metragem a subtrama que conta a história de um enxadrista que se transmutou em cão.
Direção, Roteiro e  Arte: Ivan Cardoso
 
CRISÁLIDA
CE, 2012, 23min
A realidade cotidiana simplesmente não o interessa. Ele constrói seu próprio mundo todos os dias.
Direção, Fotografia, Câmera e Edição: Thiago César
 
A ONDA TRAZ, O VENTO LEVA
PE, 2012, 28min
Rodrigo é surdo e trabalha numa equipadora instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambigüidade e dúvidas.
Direção, Roteiro, Fotografia, Câmera e Arte: Gabriel Mascaro
 
ESSE AMOR QUE NOS CONSOME
RJ, 2012, 80min
Gatto e Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro. Ali, eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia se mistura à criação artística e à crença em seus orixás. Através da dança eles se espalham pela cidade, marcando seus territórios.
Direção: Allan Ribeiro
 
 
SERVIÇO
12ª Mostra do Filme Livre – MFL 2013
Local de exibição: Teatro Usina (antigo Museu do Porto) – Av. Dr. João Rinsa – Centro, Imbituba
Data: 28/03/2012 às 19h
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada: gratuita
Parceiro: Cia. Desmontagem Cênica
Apoio: Secretaria de Cultura via Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa
Promoção: Circuito de Cineclubes da MFL
Mais informações: http://www.mostradofilmelivre.com e
 www.facebook.com/mostradofilmelivre.