Secretaria de Saúde mobiliza equipe para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS
O programa Municipal das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais que tem como slogan “Unindo forças para a prevenção”, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde através do Estratégia Saúde da Família e as Secretarias Municipal e Estadual da Educação foram realizadas ações educativas através de um grupo da Cidade de Tubarão: “Encantados Contadores” na Escola Estadual Gracinda Augusta Machado no Bairro Nova Brasília com adolescentes de 7ª e 8ª série do ensino fundamental e 1° e 2° ano do ensino médio. Foram feitas ainda mobilizações no centro da cidade em frente ao BESC, onde foram colocados laços em frente ao Porto “Henrique Lage”, em frente a Prefeitura Municipal da Saúde.
Por toda a cidade foram distribuídos panfletos, camisinhas além de orientações sobre a importância da realização do teste HIV, onde fazer e por que realizar o teste. Dentre as orientações foram destacadas ainda como as gestantes soropositivas podem proceder para aumentarem as chances de terem filhos sem o HIV, seguindo o tratamento adequado durante o pré natal.
A equipe dá destaque para os testes e tratamentos gratuitos. “O paciente não precisa ter medo, insegurança ou vergonha de fazer o teste. Ele é seguro, gratuito e sigiloso, além do apoio e orientação psicológica, entes e depois do resultado”, afirma.
Segundo a coordenadora do programa Carmem Lúcia Alves da Silva Nestes 27 anos de Epidemia de AIDS, a política de enfrentamento da epidemia vêm se consolidando por meio de parcerias com a participação social nas três esferas de governo da gestão do Sistema Único de Saúde. “Mesmo com os avanços há necessidade de se adequar a novas respostas a constantes alterações da dinâmica da epidemia e que nas próximas décadas serão ainda mais desafiadoras”, explica.
Durante o dia a Coordenadora do Programa Carmem Lúcia Alves da Silva o médico, Leonardo Luiz da Silva, a Técnica de Enfermagem, Nayara Fernandes, a Psicóloga Daniela Speck e a Assistente Social, Marcela Leal comparecem nos Postos de Saúde, onde em todas as localidades ações de prevenção e orientação estavam acontecendo, no Porto de Imbituba e no cetro da cidade.
Atualmente o município tem 212 casos notificados de AIDS estando entre as 50 cidades de Santa Catarina.