Governo estrutura Sistema de Controle Interno

Em reunião na última semana com o prefeito José Roberto Martins e a equipe do governo, o Controlador Geral de Imbituba, Gean Fermino entregou ao prefeito uma nova Cartilha de Competências com Recomendações aos Secretários, bem como demais atos administrativos e fez orientações expressas a respeito de rotinas, procedimentos e atribuições de cada área. 

De acordo com o controlador, o objetivo foi desenvolver ações contínuas em relação a Gestão da Prefeitura e ao Modelo de Trabalho arquitetado pela Controladoria Geral em mais de 750 procedimentos desde de 2009. “É resultado de uma estruturação pró-ativa com ações até então não desenvolvidas pela Prefeitura de Imbituba”, destaca.

 Esta forma de atuação da Controladoria Geral é espelhada de acordo com as necessidades dinâmicas e complexas da gestão pública atual. “Estamos estruturando o Sistema de Controle Interno, que é composto por todos os secretários, diretores e chefes de departamentos das secretarias, bem como por servidores nomeados para desenvolver ações de Controle, em que pese que todos são responsáveis direta ou indiretamente, de acordo com a Matriz de Responsabilidade do Setor público”, ressalta

 Durante a reunião foi entregue para cada secretário, os documentos que tratam das matérias, ratificando as responsabilidades e obrigações administrativo-legais de cada citado. Além disso, foram realizadas novas explicações, instruções e mais recomendações verbais a cerca das suas funções e das suas equipes.  

Foi novamente apresentado o Plano Anual de Auditoria, para ratificar que a Controladoria Geral desenvolve ações de inspeção nas unidades.

A Controladoria Geral estabeleceu ainda uma cronologia e níveis de desenvolvimento de trabalho. Em 2009 e 2010 foram desenvolvidos pré-diagnósticos em todas as áreas, aplicou-se Check List’s (Inspeções/Auditorias) onde as autoridades tiveram que responder formalmente pelos procedimentos onde foram feitas observações e orientações.

 Buscou-se também ter domínio das obrigações e competências a cerca de cada unidade. “Destacasse que antes desse período, não havia nenhum registro bem como nenhuma rotina ou procedimento desenvolvido neste formato. Já em 2011, continuou-se levantando informações bem como reaplicando os Check List’s (Inspeções/Auditorias), evoluindo no nível de exigência e controle e recomendando muitas ações”, explicou o controlador.            

O trabalho foi desenvolvido pela equipe da Controladoria Geral, com suporte da Supervisora de Auditoria e Processos Administrativos, Simone Hipólito Martins e pela Supervisora de Gestão, Orçamento e Planejamento, Milane Domingos Arent.

Gean finalizada ressaltando que das demais atividades, princípios, execuções, coordenações, instrumentos, ações, controles, ficam implícitas nas funções específicas de cada Secretário.