Demutran comunica alterações na Área Azul

O Departamento Municipal de Transito (DEMUTRAN) comunica que a partir da próxima segunda feira (16) o espaço que compete a área azul do município passará por algumas alterações. As mesmas serão realizadas em cinco etapas.

Segundo o Diretor de Trânsito de Imbituba Carlos Fernando a primeira etapa diz respeito a fiscalização. Os veículos que estiverem estacionados nas ruas e avenidas que compreendem a área azul sem o cartão de estacionamento no painel do seu veículo serão autuados para estacionar em desacordo com o regulamento (artigo 181, XVII do CBT), tendo antes o enquadramento da infração cinco dias corridos para regularizar sua situação junto a qualquer agente de trânsito ou na diretoria. Segundo o diretor, este procedimento já vem sendo feito desde a implantação da área azul, porém, agora, será intensificado pelos agentes municipais de trânsito.

A segunda etapa, de acordo com Fernando, será realizada no mês de junho, onde serão demarcadas, individualmente, todas as vagas de estacionamento rotativo do centro da cidade. Para ele esta medida facilitará tanto o trabalho dos agentes, quando a utilização de maneira correta dos condutores que as usam.

Para a terceira etapa, que ocorrerá na segunda quinzena do mês de junho, serão regulamentadas as vagas para deficientes físicos e idosos, de acordo com as resoluções 303 e 304 do CONTRAN, que regulamenta 5% das vagas rotativas para idosos e 2% para deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Fernando acrescenta ainda que na quarta etapa serão criados pontos fixos para venda de cartões de estacionamento no centro, esta etapa está prevista para funcionamento no final do mês de junho. “Esta medida beneficiará tanto o trabalho dos agentes, que terão mais tempo para orientar e fiscalizar o trânsito, como também, os usuários da área azul, que terão mais opções para aquisição e regularização nos estacionamentos rotativos”, completa.

A quinta e última etapa é de implantação da área azul na Avenida Santa Catarina, ampliando a área de atuação e fiscalização dos agentes de trânsito.

Quanto as credenciais para deficientes físicos e idosos, Carlos Fernando comunica que as mesmas podem ser adquiridas na Diretoria Municipal de Transito de Imbituba de segunda a sexta feira, das 07:00 as 13:00. As mesmas são gratuitas

Fernando lembra ainda que a principal finalidade da área azul é a rotatividade nas vagas do cetro da cidade. “De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar em desacordo com a regulamentação é infração de natureza leve, gera três pontos no prontuário do motorista e multa de R$ 53,20”, conclui.