Prefeito Beto Martins solicita agilidade para obra de dragagem do Porto de Imbituba

O Prefeito Beto Martins acompanhado do Senador Neuto de Conto e do futuro Senador Paulo Bauer, trouxeram excelentes notícias para o Porto de Imbituba nesta quarta-feira. Numa audiência com o Ministro dos Portos, Pedro Brito, a comitiva conseguiu assegurar agilidade no processo da obra de dragagem para 15 metros. O investimento de R$ 55 milhões para a obra já está previsto no PAC 2 e no orçamento da União.

As licenças já foram entregues pelo Porto de Imbituba à SEP (Secretaria Especial de Portos) e resta apenas a liberação de recursos para o processo de licitação. O Ministro solicitou a sua equipe que dê rápido andamento no processo a fim de que a ordem de serviço seja assinada já no mês de janeiro.

Segundo o Prefeito Beto Martins, a obra de dragagem é vital para o Porto de Imbituba, já que a infraestrutura portuária está em ampliação para receber navios com calado de 14 metros e capacidade de transportar mais de 6.500 contêineres. “ Com esta obra o porto de Imbituba será definitivamente um dos melhores de Santa Catarina”, destacou.

Somente com a conclusão desta dragagem é que Imbituba estará na rota destes grandes navios e conectada aos cinco continentes. Além disso, segue em obras a ampliação do cais para 660 metros de comprimento, dos quais já foram concluídos 300 metros. A previsão é que os outros 110 metros de extensão e o alargamento em 12 metros dos 250 metros de cais existente sejam concluídos em abril de 2011. Com isto, a Santos Brasil concluirá o total de R$ 400 milhões investidos no Porto de Imbituba desde março de 2008, quando venceu a licitação para o arrendamento do Terminal de Contêineres.

Ainda na audiência, o Prefeito solicitou a continuidade da recuperação do molhe de abrigo. As obras foram realizadas no sentido de reparar os danos causados ao molhe pelas ressacas marítimas, mas há ainda para ser feito o recapeamento com tetrápodes em toda a extensão do molhe a fim de evitar novos desgastes ao molhe e risco às operações em Imbituba. O Ministro sinalizou de forma positiva e pediu que o projeto seja apresentado para dar andamento.