CRAS desenvolve atividades junto a alunos da UFSC
A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Vila Nova Alvorada, em parceria com o Projeto AMBIAL e acadêmicos de Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estão realizado com os alunos do Projeto atividades relacionadas ao meio ambiente e alimentação, complementando todo o processo de construção do AMBIAL.
De acordo com os estudantes Ezequiel Antônio de Moura e Marina Ferreira, que já vem há um ano desenvolvendo trabalho diferenciado com os agricultores da comunidade, a oportunidade de conhecer a equipe do CRAS e assim, buscar incentivo para realizar atividades com os alunos, está sendo um prática muito válida. “Durante o período da prática estaremos efetuando atividades como gestão do lixo, palestra com agricultores e saída de campo, sempre abrindo caminhos para o conhecimento relacionado a alimentação e ao meio ambiente”, destacam.
A professora do Projeto Rosinete Rodrigues Leopolgo assinala que todas as atividades vêm de encontro a todo trabalho desenvolvido com as crianças. “Todo o tipo de colaboração é válida quando se tem o objetivo de acrescentar conhecimento, fazer as crianças utilizarem as técnicas em seu meio social”, explica.
Para o Engenheiro Ambiental Voluntário do CRAS Fernando Mourona, todas as atividades iniciadas pelos acadêmicos terão continuidade com o trabalho dele e da equipe. “Após a permanência dos acadêmicos teremos a oportunidade de apresentar mais alguns trabalhos voltados ao tema e isso faz com que, cada vez mais, a comunidade como um todo, seja beneficiada”, ressalta.
Durante a realização de uma dinâmica de alto conhecimento realizada pelos biólogos, a aluna Cíntia Dias, estudante do quarto ano do Ensino Fundamental, ressalta que além dos trabalhos já confeccionados em sala de aula, com a professora da turma, a vinda dos estudantes de biologia trouxe uma energia a parte. “Estamos gostando muito das dinâmicas e das atividades que estão sendo realizadas. Aprendemos como se dá o destino certo ao lixo e a importância do material reciclado para nossas vidas”, afirma.
Os alunos do Projeto AMBIAL comparecem as aulas no contraturno de suas atividades escolares com encontros realizados no Colégio Engº Álvaro Catão