Centro de Imbituba terá ciclofaixa

Além do design diferente previsto na revitalização da rua Nereu Ramos, ciclistas terão acesso mais fácil e organizado

Encerrouna última quarta-feira (14) o ciclo de reuniões de apresentação doprojeto de revitalização da rua Nereu Ramos, a principal do centro dacidade, onde se concentra grande parte do comércio e há grandemovimentação de pedestres.

Apartir da discussão, da qual participaram moradores, proprietários deimóveis e comerciantes da avenida, foi agregado um novo item aoprojeto: trata-se da criação de uma ciclofaixa, importante para aorganização do trânsito, já que a bicicleta é um meio de locomoçãomuito utilizado pelos imbitubenses. “Pretendemos incentivar econscientizar as pessoas da importância do uso da bicicleta tanto paraa saúde quanto para o meio ambiente. Esta é uma forma eficiente deevitar a poluição da cidade e ainda se exercitar”, justifica osecretário de Infraestrutura, Jaison Cardoso de Souza, que participouda elaboração do projeto. Além disso, o meio de transporte tem grandeimpacto econômico e social, já que é barato, de fácil manutenção eacessível a todos.

Oitem foi aprovado e deverá integrar o projeto de ciclovias que tramitano Ministério das Cidades, que prevê a ligação entre o Centro e osbairros de Paes Leme e Vila Nova, no Sul, e Vila Alvorada, Vila NovaAlvorada, Ribanceira e Nova Brasília, ao Norte.

Visual moderno e prático

Oprojeto de revitalização, que vem sendo desenvolvido desde o mês deabril por profissionais das secretarias de Infraestrutura (Seinfra),Desenvolvimento Urbano e Ambiental (Sedurb) e Agricultura e Pesca(Seap), passou por diversas etapas, com os resultados apresentados aoprefeito José Roberto Martins e sua equipe. Também contou com aapreciação das diretorias da Associação Empresarial de Imbituba (Acim)e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de onde recebeu contribuiçõesimportantes.

Foramaprovadas propostas de intervenção urbanística que darão uma cara novaao centro de Imbituba, como a duplicação das calçadas e áreas verdes,maior segurança aos pedestres e condições de acesso adequadas aosdeficientes físicos. Também está prevista a instalação de bancos,lixeiras, floreiras e paineis informativos. “Tudo isso para oferecermais comodidade e informação a todos que trafegam pela rua, além dedeixar o trecho muito mais atrativo”, afirma o secretário da Sedurb,Ramiris Ferreira.

Oprojeto contempla ainda a organização de uma pista de mão única. Osatuais espaços para estacionamento serão mantidos, em ambos os lados,com reserva de vagas para taxistas, idosos, portadores de deficiênciafísica, bicicletas, polícia militar e demais previstos na legislação detrânsito.

Aintenção, segundo o engenheiro civil da Sedurb, Célio Nunes NascimentoJr., é realizar a obra até o final do ano para que se inicie o projetodas demais avenidas do centro