Imbituba é pioneira em aumentar o número de recursos para a agricultura familiar

Na solenidade de lançamento da agricultura familiar na alimentação escolar, que aconteceu nesta sexta feira (18), no Centro de Gestão e Educação em Saúde (CEGES), o Prefeito Beto Martins assinou o projeto de Lei que amplia o investimento de recursos municipais na alimentação escolar em 30% para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

Segundo o Prefeito serão gastos por ano cerca de R$ 150 mil em alimentos destinados a agricultura familiar. “Este é mais um passo para que as escolas possam ter, ainda mais, alimentos de qualidade e, ao mesmo tempo, beneficiando os produtores da terra”, ressalta.

Beto destaca ainda a importância da qualidade na merenda escolar e o respeito às profissionais de nutrição. “Alunos bem alimentados estudam e aprendem com mais facilidade e esse sempre foi nosso propósito. Quanto mais natural a alimentação maior a certeza de saúde”, garante.

O presidente da Cooperativa da Região dos Lagos (Cooperlagos) composta por 44 associados, em parceria com a Prefeitura Municipal, organizará os produtos confeccionados pelos produtores familiares, dentre eles, derivados da cana de açúcar, mel, poupa de frutas, farinha, pães, biscoitos e artesanatos e fará a entrega as escolas. “Nosso objetivo é trazer, aos poucos, o desenvolvimento local de forma sustentável”.

Para ele o resultado deste avanço é a apropriação de hábitos alimentares saudáveis com maior qualidade na alimentação e consequentemente na saúde da comunidade escolar.

Satisfeitos com a nova postura do Governo Municipal, os produtores garantem alimentos de qualidade às crianças do município. “Faremos o possível para que e equipe nutricional da Secretaria de Educação possa aprovar todos os nossos produtos e assim, beneficiar toda a comunidade escolar”.