Mostra Pedagógica tem arte e cultura local

Atividade realizada na Escola Padre Itamar Luiz da Costa expôs trabalhos artísticos dos alunos e trouxe conversa com pescadores. Todas as escolas municipais realizam suas mostras pedagógicas.

Para apresentar o resultado das atividades desenvolvidas durante o ano e valorizar o trabalho dos alunos, as escolas municipais de Imbituba estão realizando Mostras Pedagógicas durante todo o mês. Na última semana, a Escola Básica Padre Itamar Luiz da Costa, do bairro Guaiúba, promoveu uma exposição que marcou também o encerramento do projeto Arte Por Toda Parte.

Para comemorar o sucesso do trabalho, que rendeu à escola uma menção honrosa da UNESCO por possuir um dos projetos mais inovadores do Brasil, foram convidados pais, professores e toda a comunidade do bairro. Eles puderam ver de perto como ficou a escola depois que suas paredes foram pintadas durante as aulas de grafite. Os alunos compartilharam ainda as telas produzidas tendo como inspiração os pescadores e a lagoa do bairro.

O projeto realizado há dois anos com cerca de 350 alunos une cultura, saúde e educação para estimular as crianças a levarem uma vida saudável e a criarem gosto pela arte. “Costumo dizer que este não é mais um projeto, mas uma ação que possibilita milagres silenciosos. Uma criança aprende melhor onde ela gosta de estar e é isso que buscamos. Dar oportunidade para que eles participem da construção do seu próprio ambiente escolar”, afirma a idealizadora, Patrícia Reis de Souza.

Resgatando a cultura da Guaiúba, os professores trouxeram os pescadores locais para contarem um pouco da sua experiência e da sua história com a pesca artesanal. A escola também trouxe apresentações de dança, violino e poesia, salas com experiências e brinquedos feitos com material reciclado e um troca-troca literário no espaço da biblioteca. Além disso, os alunos prepararam mandalas de frutas, uma maneira divertida de estimular a alimentação saudável através da arte.

“Estamos passando em cada uma das escolas para conferir esse trabalho pedagógico e o resultado é visível. As crianças aprendem a trabalhar em equipe, melhoram a autoestima e isso tudo faz com que eles alcancem notas cada vez melhores nos índices da educação básica”, ressalta a secretária de Educação de Imbituba, Michela Freitas.

A alegria dos alunos ao verem seus trabalhos ganhando destaque comprova que a iniciativa tem dado certo. “É uma emoção muito grande estar no meio de tanta gente e sendo reconhecido dessa forma. Essa exposição só me incentiva a estudar mais a arte e fazer mais pela nossa comunidade”, comenta o aluno Ariovaldo Baches Neto, de 13 anos, um dos talentos descobertos na escola.

As mostras pedagógicas continuam em toda a rede municipal, aproximando a comunidade e os pais do ambiente escolar.