Coletiva de imprensa informa detalhes da transição

Prefeito e vice eleitos abordaram assuntos como o novo secretariado, atenção à saúde e crise econômica.

Os futuros gestores do município de Imbituba realizaram uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (6), na sala de reuniões do gabinete da prefeitura. No encontro, foram apresentados detalhes da transição e parte dos futuros secretários e integrantes da nova equipe de governo. 

O prefeito eleito, Rosenvaldo Júnior, e o vice Luiz Gonzaga de Carvalho, também falaram sobre outros temas como redução de comissionados, economia e apoios políticos. Segundo Rosenvaldo a expectativa é de um cenário econômico ainda mais difícil para o próximo ano. Com a redução de 20% a 30% dos cargos comissionados, o futuro prefeito espera economizar meio milhão de reais por ano. “Na transição estamos indo a cada setor e vendo os cargos que podem ser suprimidos sem haver perda de eficiência. A nova gestão está preocupada com uma possível queda de R$ 18 milhões na arrecadação para o ano que vem. Talvez não comecemos com todos os cargos necessários, vamos assumir em meio a essas dificuldades que o país todo enfrenta, mas o objetivo é fazer com que a população não sinta esses problemas”, afirma.

Um dos assuntos levantados durante a entrevista dos novos administradores foi a busca de apoio para as ações municipais através dos vereadores eleitos na Câmara de Vereadores. “Pretendo trabalhar na Câmara com a maioria, fazendo uma administração participativa. Não tenho feito garantias de apoio, mas acredito que os projetos que são para o bem da cidade e participativos merecem o apoio dos vereadores, pois quem ganha é a comunidade”, destaca Rosenvaldo.

A nova gestão já está dedicando atenção especial ao processo de transição na área da saúde, uma das prioridades nos últimos anos. De acordo com o futuro prefeito, o setor vive uma situação delicada em todo o país. “São problemas graves e de difícil solução no âmbito nacional, principalmente no SUS. Sou médico e sou mais cobrado por isso. Pretendemos continuar priorizando a saúde pública e buscando alternativas para ampliar o atendimento, o que é extremamente necessário. Já conversamos sobre uma unidade de pronto atendimento na região de Nova Brasília para casos simples, desafogando o Hospital São Camilo”, explica.

Foram abordadas ainda na coletiva as questões tributárias e financeiras da gestão pública. O vice-prefeito eleito e empresário Luiz Gonzaga de Carvalho acompanhou de perto a equipe para conhecer a sua rotina administrativa e pensar nos próximos passos a partir de janeiro. “As decisões precisam ser tomadas com prudência e responsabilidade e neste sentido estamos recebendo a prefeitura em ordem. Mas já estamos trabalhando na busca de apoios estaduais para conquistar melhorias para a cidade. Temos conversado com lideranças sobre UTI, Lagoa da Bomba, recursos federais e outras situações”, comenta. 

A equipe garantiu manter a programação de eventos do ano como o carnaval, as atividades de verão e a festa do camarão, que deverá ser realizada no mês de abril. “Vamos tentar economizar, fazer eventos mais enxutos, mas precisamos mantê-los, pois eles fazem parte da promoção da cultura e do turismo”, acrescenta Rosenvaldo.

A posse dos novos gestores está marcada para o dia 1º de janeiro, às 20h, na Câmara de Vereadores de Imbituba.