Imbituba lança nova lista de medicamentos essenciais para a Saúde

Relação irá facilitar a prescrição e padronizar a entrega de remédios para pacientes do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Imbituba lançou, nesta quinta-feira (17), o caderno com a nova Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – Remume, que reúne todos os medicamentos disponibilizados para a população na farmácia básica do município.

O lançamento ocorreu no auditório do Centro de Educação e Gestão em Saúde – Ceges, e contou com a presença de médicos, enfermeiros e odontólogos da secretaria. Mais ampla e adequada à demanda de atendimentos da rede municipal, a nova lista irá nortear a prescrição de remédios pelos profissionais da saúde, além de garantir que os pacientes tenham acesso à medicação indicada.

De acordo com a enfermeira da Semusa Verônica Valentim da Silva, o documento foi elaborado por uma comissão de farmacêuticos, médicos e dentistas com base na relação nacional de medicamentos essenciais. “A seleção final levou em conta também a demanda de solicitações que atendemos hoje no município e o custo para aquisição com recursos próprios, do estado e do Ministério da Saúde”, explica.

Entre as principais solicitações na rede municipal estão remédios para o tratamento de hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, cardíacas e psicológicas.

Para a secretária de Saúde, Maria Martins dos Passos, a Remume significa um avanço na atenção básica. “O caderno foi desenvolvido em dois anos de estudos com os profissionais da saúde básica e das diversas especialidades. Readequamos uma lista que já estava desatualizada, gerando dificuldades inclusive nas licitações e nos requerimentos. Esse documento vai ajudar a diminuir a quantidade de processos na nossa farmácia judicial”, comenta a secretária.

Além de facilitar a prescrição de remédios, a nova lista também contém orientações para fazer o receituário e inclui um espaço para anotações das equipes de saúde, a fim de contribuir com a renovação do documento.

A Remume deverá ser atualizada anualmente, mas está aberta a sugestões de alteração através de um formulário anexo ao caderno. “Ela serve tanto para os profissionais da área quanto para os pacientes, para cobrarem o fornecimento desses medicamentos essenciais. Buscamos englobar o máximo de especialidades para tornar a lista o mais ampla e efetiva possível”, acrescenta o médico Hélvio Rosseto, um dos organizadores da relação oficial.

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – Remume está disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal de Imbituba.