Jornada de Educação reúne mais de 300 professores

A 3ª Jornada Municipal de Educação acontece durante os dias 13 e 14 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor. A formação continuada tem o tema “Repensando Práticas e Saberes” é realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Governo de Imbituba. Mais de 300 professores participam das atividades que incluem palestras atividades pedagógicas e musicais, rodas de conversa e apresentações culturais.

O objetivo da ação é promover a qualificação, a troca de experiências e a reflexão com os educadores sobre a sua atuação no contexto escolar. Além disso, a jornada pretende discutir as práticas atuais do professor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sugerindo novas abordagens. “Estamos aqui pelo terceiro ano consecutivo nos colocando no lugar dos alunos, porque para ensinar é preciso aprender e estar atualizado. A Jornada é o momento de parar para pensar como podemos fazer nosso trabalho ser ainda melhor”, reflete Michela Freitas, secretária de Educação, durante a abertura do encontro.

Nesta quinta-feira (13) o evento começou com uma atração cultural do Coral Univida, que apresentou a música “História Cantada do Memorial Vila de Sant’Ana”. As cantoras e músicos, regidos pela professora Marli Garcia, contaram a trajetória da colonização do Brasil, de Santa Catarina e de Imbituba com muita prosa e músicas tradicionais açorianas.

Primeiro dia

A palestra de abertura tratou da “Importância da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis para a Saúde, Bem Estar e Felicidade” e foi ministrada pela professora Me. Miriam Regina Wolf, de Blumenau. A nutricionista destacou que além de nos preocuparmos como o que comemos, precisamos prestar atenção em como estamos nos alimentando. “Seja o aluno ou o professor, ambos precisam estar bem alimentados. A fome atrapalha o desenvolvimento e a cognição em adultos e crianças”, afirma.

Miriam demonstrou que estar mal alimentado além de causar problemas nutricionais, pode implicar no desenvolvimento de doenças como diabetes, anemia, obesidade, pressão alta e alterações, inclusive psicológicas e comportamentais. “Hoje a alimentação é mais voltada para a saúde. Quando comemos alimentamos o corpo, a inteligência e até o humor”, revela.

Na segunda palestra, o professor da UFSC Dr. Moacir Serralvo Farias provocou nos professores uma reflexão sobre as
neurociências na Educação
. Para o cientista, é necessário construir uma ponte entre estas duas áreas. “A organização do sistema nervoso é fundamental no processo de aprendizado. Ela é responsável pela geração de emoções, e influencia nas habilidades e nas respostas que a criança dá”, explicou.

Ainda de acordo com o palestrante, para os educadores é importante perceber como os estímulos sensoriais através de objetos, texturas, cores e odores afetam a percepção dos alunos e provocam reações, como a ativação da memória. “Precisamos nos perguntar: que tipo de estímulos estamos criando para as crianças? Será que estou ajudando no seu aprendizado”, comentou.

Segundo dia

A sexta-feira (14) terá como destaque a palestra pedagógica musical sobre o valor do professor, com o educador musical Wilson Fabro, e a professora Dra. Emília Sanches falando sobre a educação para a vida. Os participantes também irão acompanhar o lançamento do livro “Educação Infantil: Cultura da infância?”, de Andrei Muzel, que faz uma análise de como as escolas trabalham para garantir o respeito à criança em seu processo de formação e expressão.

A Jornada Municipal de Educação ocorre no Imbituba Atlético Clube e encerra na tarde de sexta, com um coffe break especial em homenagem ao Dia do Professor.

Texto: Emanuelle Querino e Lorraine Corrêa