3ª Jornada de Educação em Imbituba traz debates sobre valor e atuação do professor

Professores e gestores da rede municipal de ensino participam da 3ª Jornada Municipal de Educação nos dias 13 e 14. Com o tema “Repensando Práticas e Saberes”, o evento faz parte de uma capacitação continuada para docentes, realizada pela Secretaria de Educação do Governo de Imbituba em comemoração ao Dia do Professor, 15 de outubro.

O objetivo da ação é promover a qualificação, a troca de experiências e a reflexão com os educadores sobre a sua atuação no contexto escolar. Além disso, a jornada pretende discutir as práticas atuais do professor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, sugerindo novas abordagens.

A programação inclui palestras, atividades pedagógicas e musicais, rodas de conversa e apresentações culturais.

Na quinta-feira (13), as atrações principais são as palestras sobre alimentação e estilo de vida saudável, com a professora Me. Miriam Regina Wolf, e Neurociência e Educação, com o professor Dr. Moacir Serralvo Farias.

O primeiro dia contará ainda com uma roda de conversa sobre arte e poesia com foco na Educação, com o professor Luiz de Freitas, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal.

A sexta-feira (14) terá como destaque a palestra pedagógica musical sobre o valor do professor, com o educador musical Wilson Fabro, e a professora Dra. Emília Sanches, falando sobre a educação para a vida. Os participantes também irão acompanhar o lançamento do livro “Educação Infantil: Cultura da infância?”, de Andrei Muzel, que faz uma análise de como as escolas trabalham para garantir o respeito à criança em seu processo de formação e expressão.

Para a secretária de Educação, Michela Freitas, o evento é uma maneira de qualificar os profissionais da área e motivá-los a trazer novos métodos para a sala de aula. “Precisamos refletir sobre o nosso papel na formação das crianças. A educação e as práticas pedagógicas estão em constante atualização, e o professor precisa estar bem preparado para conduzir e estimular a vivência dos alunos. Vamos usar os temas das palestras para repensar como estamos trabalhando a nossa Educação Básica”, comenta.

A Jornada Municipal de Educação ocorre no Imbituba Atlético Clube e encerra na tarde de sexta, com um coffe break especial em homenagem ao Dia do Professor.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA – 13/10
08h00 – Credenciamento
08h30 – Abertura Oficial
08h45 – Apresentação Cultural: “História Cantada do Memorial Vila de Sant’Ana – Coral UNIVIDA – Professora Regente Marli Garcia
09h15 – Coffee Break
09h30 – Palestra “Importância da Alimentação e Estilo de Vida Saudáveis para a Saúde, Bem Estar e Felicidade” – Professora Me. Miriam Regina Wolf

13h00 – Credenciamento
13h30 – Palestra “Neurociência e a Educação” – Professor Dr. Moacir Serralvo Farias.
15h00 – Coffee Break
15h30 – Conversa com Educadores sobre arte e poesia – Professor Luiz de Freitas (Parceria com a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa)

SEXTA-FEIRA – 14/10
08h00 – Credenciamento