Horta na Minha Infância: alunos aprendem importância da boa alimentação

Envolver as crianças com a natureza e estimular o gosto pela alimentação saudável desde pequenos. É o que propõe o projeto Horta na Minha Infância da Secretaria Municipal de Educação, lançado com os alunos do Centro de Educação Infantil Clara Heitch Soares, do bairro Guaiúba, no mês de agosto.

E os resultados já começaram a aparecer. Na primeira atividade do projeto, as crianças se divertiram e brincaram com os nomes e propriedades das frutas, em um jogo de perguntas e respostas. “Atividades como esta ajudam a identificar os alimentos que fazem bem para a saúde na hora de comer. Brincando eles aprendem a criar hábitos mais saudáveis”, comenta a coordenadora do Centro Infantil, Vera Márcia da Rosa.

A ação trouxe para a escola uma horta viva, que irá possibilitar o contato das crianças com o meio ambiente, cultivando e cuidando de cada alimento. Além de inserir os alunos na prática, a horta também envolve pais, professores e merendeiras, que têm um papel decisivo na formação dos hábitos das crianças.

De acordo com a então secretária de Educação, Izabel Cavalcanti, o projeto tem foco na educação nutricional como prevenção, além de incentivar os pequenos a protegerem e cultivarem o meio ambiente. “Vamos realizar várias atividades pedagógicas, como teatro, contação de histórias e oficinas para envolver as crianças. Temos também nutricionistas e o apoio da secretaria de Agricultura e Pesca na produção e no acompanhamento das hortas, pra ensiná-los a cultivar”, afirma.

Para completar a iniciativa, professores criaram a caixa dos “Amiguinhos da Saúde”, onde mantêm atividades educativas sobre alimentação para a escola toda trabalhar junta, relatando as experiências com cada ação.

* Ação ocorrida no dia 5/8/16 e publicada em 7/10/16 devido ao período eleitoral.

Horta na Minha Infância: alunos aprendem importância da boa alimentação