Museu da Baleia reabre nesta quarta-feira (08)
Secretário de Turismo, Diretor de Cultura e responsáveis pelo Museu da Baleia estiveram em reunião na manhã de hoje.
O Museu da Baleia, localizado na Praia do Porto, será reaberto para visitação do público nesta quarta-feira (08). O local estava fechado desde o final de dezembro. Na manhã desta terça-feira o Secretário de Turismo, Cultura e Inovação Jackson José Loro e o Diretor de Cultura, Ronaldo Augusto Pires, estiveram no museu para definir as novas ações que serão realizadas no local. “Estamos em alta temporada e temos que oferecer mais este atrativo aos turistas que visitam Imbituba. Vamos reestruturar os horários de visitação para dar mais oportunidade para que mais pessoas venham conhecer o Museu”, disse.
O secretário falou ainda das ações futuras a longo prazo. “Nós somos a capital nacional da Baleia Franca e poucas pessoas sabem. Nós temos um projeto iniciado há alguns anos e que não teve continuidade, que é transformar o local em Museu Nacional da Baleia. Um produto mais sustentável, com chances de mais recursos federais, para que possamos efetivamente fortalecer a economia da cidade e o turismo”, finalizou o secretário.
O Museu retrata a espécie da baleia franca, tanto no Brasil, quanto no mundo. Além disso, mostra a perseguição sofrida pela espécie. É o primeiro e único museu do gênero na América Latina e tem por objetivo resgatar a história do município em relação às baleias e atuar na conscientização ambiental, para a preservação do meio ambiente. “Hoje nós temos o acervo desta contação de história, são dois esqueletos, da jubarte e da baleia-franca, que trazem todo o entendimento, juntando com a Biologia, entendendo a espécie. O Museu não é só para visitação guiada, mas também para palestras e projetos, com todo um contexto histórico e educacional”, informou o diretor de Cultura, Ronaldo Augusto Pires.
Horário de funcionamento:
Terça a Sexta-feira: 8h às 12h- 13h às 17h
Sábados: 9h às 17h.
Agendamentos pelo WhatsApp: (48) 99650-0094
Fonte: divulgação PMI