Imbituba registra 30 focos de Dengue este ano

A Vigilância em Saúde de Imbituba divulgou nesta segunda-feira (26) um relatório sobre a Dengue no município de Imbituba. Os casos vem aumentando em todo o país, e as ações são monitoradas pelos próprios municípios.

Este ano já foram registrados 30 focos de dengue em Imbituba: 2 no Campestre; 11 em Nova Brasília; 4 em Vila Nova Alvorada, um em Vila Alvorada, 3 no Centro, um no Arroio, 3 no Alto Arroio, um em Araçatuba, 3 no Campestre e um no Sambaqui.

Desde o início do ano Imbituba apresentou 41 casos suspeitos de Dengue e destes, apenas dois confirmaram a doença, contraídas em outros municípios. Uma contraiu em Mato Grosso, outra em Joinville. “A nossa rede de saúde está bem sensível, onde tanto os médicos das unidades de saúde quanto os do Hospital São Camilo estão encaminhando os pacientes para realizar o exame de Dengue quando os pacientes se enquadram como suspeitos da doença”, explica a Diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba Joana Diniz.

Os principais sinais e sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. Qualquer pessoa que apresente mais de um dos sintomas deve procurar o Posto de Saúde  para atendimento médico e devidos encaminhamentos. “Para aqueles que já estão com suspeita da doença, o uso do repelente é crucial para que possamos evitar uma epidemia da mesma”, reforça Joana.

A melhor prevenção é evitar o acúmulo de água limpa e parada evitando possíveis criadouros do mosquito. “Nossas atitudes são a melhor arma contra a dengue. Limpar calhas que possam estar entupidas, virar os pratinhos de água dos vasos de plantas, não deixar garrafas ou recipientes sem estarem devidamente tampados, averiguar a tampa da caixa d’água para ver se está bem fechada, manter as piscinas tratadas ou tampadas quando não utilizadas e até mesmo manter limpos os recipientes de comidas dos Pet’s”, ressalta a Diretora da Vigilância em Saúde.

Semanalmente os Agentes de Endemias visitam casas para vistoriar possíveis locais de criadouros dos mosquitos e orientar a forma correta de evitá-los. Além de estarem espalhadas por todo o município 171 armadilhas para controle dos focos de dengue.

Caso o morador desconfie que exista um foco de dengue próximo à sua casa, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 3355-8100 ramal 8149, ou enviar a denúncia online através do link: www.falabr.cgu.gov.br, que o Programa da Dengue faz a visita ao local e coleta as larvas para realizar testes.