Imbituba recebe aumento do repasse financeiro para o SAMU
Nesta terça-feira (10) foi entregue à Prefeitura de Imbituba a qualificação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Imbituba. Esta qualificação significa um aumento superior a 140% dos repasses do Ministério da Saúde para a manutenção do órgão no município.
De acordo com o Prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior, “o SAMU é uma ferramenta essencial. Nos socorrem nas horas mais difíceis, reduzindo o risco de óbito, sequelas, entre outros problemas. São nossos anjos da guarda e precisam sempre estar bem equipados. E com a nova qualificação o município busca oferecer ainda mais qualidade deste serviço, tão necessário para Imbituba”.
O SAMU de Imbituba passa a receber do Ministério da Saúde o valor mensal de R$ 28.494,70. Anteriormente recebia R$ 11.432,20. O aumento significativo no repasse se deu através da proposta de qualificação do SAMU enviada em agosto de 2023 ao Ministério da Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba (SEMUSA).
O secretário de Saúde Emanoel Matos iniciou as tratativas ainda em junho, junto ao coordenador do SAMU de Imbituba, Elder dos Reis Martins e o responsável pelo setor de Habilitação e Qualificação do SAMU de Santa Catarina, Ricardo Bin. “A Secretaria de Saúde já solicitou ao setor de projetos da Prefeitura de Imbituba, sobre a necessidade de elaboração das plantas para a construção de uma base própria. Atualmente o SAMU de Imbituba utiliza um espaço locado, o que onera os cofres públicos e impossibilita os investimentos para melhorias no local”, destaca o secretário.
Emanoel comemora o aumento, que, segundo ele, “significará dar mais qualidade aos servidores que trabalham no SAMU tornando possível também dar uma estrutura compatível ao órgão, dada a sua importância”. O secretário ressalta que desde que assumiu a Saúde o SAMU recebeu uma ambulância 0Km e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a todos os servidores em serviço.