Imbituba recebe 13ª Mostra de Cinema MCDH no Teatro Usina

De 15 a 21 de abril acontece no Teatro Usina, no Centro de Imbituba a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos – MCDH com o tema: Vencer o ódio, semear horizontes. O evento tem entrada gratuita e traz uma grande programação com 18 filmes de curta a média metragem.

Os filmes abordam os direitos de negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+, dentro das pautas da 13ª Mostra, que é dividida em quatro programas.

O programa “Raízes” exibe os filmes “Travessia”, de Safira Moreira, “Filha Natural”, de Aline Motta, “Nossa mãe era atriz”, de Renato Novais e André Novais Oliveira, “Mãri Hi – A Árvore do Sonho, de Morzaniel Iramari, “O que pode um corpo?”, de Victor Di Marco e Márcio Picoli, e “A poeira dos pequenos segredos”, de Bertrand Lira.

Dedicado ao público infanto-juvenil, o programa “Frutos” apresenta “Um Filme de Verão, de Jô Serfaty, “Tesouro Quilombola”, realizado por crianças da Escola Municipal Albino Pimentel (Paraíba), “Mutirão, O Filme”, de Lincol Péricles, “Cósmica”, de Ana Bárbara Ramos e “O Pato”, de Antonio Galdino.

O Programa “Sementes”, traz “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro, “Adão, Eva e o Fruto Proibido”, de R.B. Lima, “Nossos espíritos seguem chegando”, de Kuaray Poty e Bruno Huyer, “Me farei ouvir”, de Bianca Novais e Flora Egécia e “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo”, de Renato Barbieri e Juliana Borges.

A sessão “Homenagem”, tem dois filmes de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição: “Nas asas da PanAm” e “A Bolsa ou a Vida”. A programação do evento está nas redes sociais da Cia Desmontagem Cênica e no site mostracinemadireitoshumanos.mdh.gov.br. Os filmes estarão disponíveis online na plataforma InnSaei.tv

O evento é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), através da parceria com a Cia. Desmontagem Cênica – Ponto de Cultura, com apoio da Superintendência de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Imbituba (SEDUCE).