III Sarau Musical celebra 40 anos da Biblioteca Pública de Imbituba

Mais de 50 pessoas entre leitores, artistas, escritores, imprensa e comunidade participando de diferentes expressões culturais como música, dança, poesia e até com direito a bolo temático: assim foi o III Sarau Musical da Biblioteca Pública Cônego Itamar Luiz da Costa, em comemoração aos 40 anos de serviços à comunidade, no último sábado (18). O evento promovido pela Biblioteca Pública, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba.


O prefeito Jaison Cardoso prestigiou a data histórica. “Nestes 40 anos a biblioteca fez parte da vida de muitos imbitubenses, mas recentemente estamos tendo um olhar mais especial para este espaço que vem se destacando pelos projetos desenvolvidos, como a Tenda Literária, que com poucos recursos fez um trabalho incrível e elevou o perfil cultural de Imbituba para todo o estado. A equipe de trabalho da biblioteca, que é excelente e muito nos orgulha, é a responsável por estes resultados. Espero que cada vez mais leitores frequentem este espaço”, destaca Jaison. 


O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Paulo Sefton parabenizou a equipe da biblioteca pelo trabalho desenvolvido e destacou o crescimento do apoio do município para a cultura. “Imbituba está com o edital do Procult aberto, que permite que qualquer cidadão que tenha uma boa ideia para a cultura possa  buscar o incentivo para seu projeto. Também vivemos um momento de valorização da nossa cultura, com a reabertura do Museu da Baleia-Franca, que é outro espaço que precisa ser tão vivo quanto a biblioteca”, frisa.


Gláucia Maindra, bibliotecária, revela que as comemorações ainda não terminaram. “Ainda estamos terminando a nova fachada, que por causa da umidade não secou a tempo da finalização e os encontros da Chuva de Ideias seguem, com o  objetivo de reunir  as vivências da biblioteca para  a Exposição Memorial de 40 anos. Agradecemos a todas as pessoas que se doaram voluntariamente para participar do Sarau e às equipes  de Cultura e Infrastrutura do Governo de Imbituba pelo apoio na realização. Agradeço especialmente a nossa colaboradora Janete da Costa Pereira por todo seu comprometimento, pois é uma profissional extremamente dedicada ao que faz aqui na biblioteca”.

 

Atrações

 

A contação de histórias com  Sergio Bello, encantou desde as crianças até os adultos e idosos que participaram, cativando e envolvendo as pessoas. Muitos participantes montaram poemas no varal da Entrelinhas. As atrações musicais com Gui Dias e seus convidados, Lucas Guimarães e Bernardo; Lú Guassú com a participação de Marli Garcia; e Emily Cardoso da Silveira animaram a noite. Diny Espíndola, Priscilla Fargnolli e Priscila Gonçalves apresentaram com maestria a dança; a declamação de poesia ficou com Entrelinhas e seus participantes Renan Osvaldo Pacheco, Daniele Freitas, Talitha Gresele Ozorio e Ailton Pereira Junior, além de Lilly Maria e outras participações espontâneas; As telas da série “Da escrita (a) cor” de Ailton Pereira Junior impressionou a todos houveram inclusive ofertas de compra;  já Bernardo Saíbe, Douglas Barbosa DG  e Arthur DX, trouxeram uma novidade em estilo para o Sarau, o Rap com letras apuradas homenageou a Biblioteca e contagiou a todos.

Daniele Freitas, da Entrelinhas, comenta que “além de apresentarmos alguns textos consagrados que abordavam a temática da leitura, durante o III Sarau Musical organizamos um painel interativo no qual as pessoas montavam seu próprio poema a partir de palavras aleatórias. Eu realmente me surpreendi com a participação do público na ação “monte seu poema”, muitas pessoas aceitaram o desafio e criaram poesias interessantes. Tiramos algumas fotos que, inclusive, já estão na página da ONG” https://www.facebook.com/entrelinhas.org

 

Próximas ações

 

Para quem não participou do evento poderá nos próximos dias acompanhar a finalização pintura da fachada com o artista Bruno Bachmann, ou visitar a biblioteca, até 21 de agosto, para ver as telas da série “Da escrita (a) cor”, de Ailton Pereira Junior, nas quais as pinturas propõem um diálogo entre cores e palavras. Ou ainda pode para participar das próximas Chuvas de Ideias contando suas memórias da biblioteca, que serão divulgadas na página 

https://www.facebook.com/bibliotecapublicaimbituba

 

 

Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz

Fotos: Claudio Lima