População discute propostas para Emendas de Iniciativas Popular na área da Saúde

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde mobilizou toda a sociedade civil e organizada para participarem, na última quarta feira (7), na Câmara Municipal, da elaboração e discussão das propostas quanto as ações pretendidas com recursos liberados pela Emenda de Iniciativa Popular, através da Lei nº 28 – 2011.

São contemplados municípios com até 50 mil habitantes e de acordo com cálculo habitacional a cidade poderá pleitear o valor de R$ 600 mil.

A população, juntamente com representes do Governo Municipal, puderam escolher uma das seis ações conforme as necessidades das comunidades.  Dentre outras, a ação a qual retrata a estruturação da rede de serviços de atenção básica da saúde foi a destacada como prioritária.

Durante as discussões, caso o município seja contemplado com o valor estabelecido, ficou definida a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde na comunidade de Araçatuba, que atualmente possui 1.277 famílias cadastradas e com perspectivas de aumento da demanda, a construção de uma Nova Unidade Básica de Saúde em Vila Alvorada, com atendimento atual de 1.027 famílias o restante do valor para a reforma da Unidade de Saúde de Vila Santo Antônio.

A Secretária de Saúde Madalena Nunes ressaltou que por representar a maior área de importância de gestão, o recurso, se aprovado será de grande valia para o município, principalmente quando se trata da ampliação das Unidades de Saúde. “O grande diferencial é termos a oportunidade de ouvir a população de suas necessidades e de perto podermos acompanhar os anseios das comunidades que mais necessitam.

Após a decisão da comunidade a documentação será enviada ao Senado Federal para aprovação e assim avaliação para o recebimento ou não do recurso.