CONGRESSO DISCUTE ATUALIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR

Com o objetivo de atualizar a proposta curricular de Imbituba, escrita pela primeira vez em 2004, a Secretaria de educação, Esporte e Cultura, realizou durante os dias 17, 18, 19 e 20 de julho, um Congresso de Atualização da Proposta Curricular de Imbituba. O evento realizou-se nas dependências do Imbituba Atlético Clube e contou com todos os professores, equipe pedagógica e gestores da rede pública municipal.

O início das atividades aconteceu na segunda-feira, dia 17, às 8 horas, com o credenciamento dos participantes e solenidade de abertura. A conferência foi iniciada às nove horas tendo como tema “A teoria histórico-cultural: aspectos históricos”. A conferencista foi a Professora Doutora Zoia Ribeiro Prestes, que atualmente trabalha na Universidade Federal Fluminense de Niterói – RJ.

A professora compartilhou com o público seus estudos e sua experiência como uma das principais tradutoras das obras de Vygotsky do russo para o português. Vygotsky foi um psicólogo e um dos maiores estudiosos do desenvolvimento intelectual das crianças, é uma das poucas teorias que passa por dentro das escolas.

Atualmente diversos países do mundo, inclusive os EUA estudam e implantam esta teoria. O estado de Santa Catarina incorporou esta teoria em sua proposta curricular desde 1988. Em Imbituba ela é utilizada para entender a relação da história e da cultura da comunidade escolar e das famílias da crianças sob o processo de ensino e de aprendizagem desde 2004. 

Na terça-feira, dia 18 de julho, o tema da conferencia foi “A educação escolar à luz da pedagogia histórico-critica e da psicologia histórico-cultural”. O conferencista foi o Professor Doutor Newton Duarte, da UNESP.

O professor abordou os aspectos culturais da pedagogia sob vários prismas, enfatizando a relação educação e do conhecimento em vários momentos da palestra. Para o professor a criança não pode ser tratada como massa de modelar para atender os interesses do mercado através de uma educação mecanizada.

Dr. Newton afirmou que as crianças precisam de autonomia, responsabilidade e de uma educação que as ajudem a pensar. Durante a conferência, vários profissionais da educação expuseram suas opiniões e suas dúvidas sobre o assunto abordado. O tema é bastante complexo, mas é fundamental para a atual fase de atualização da proposta, por isso o palestrante estimulou os professores a estudar muito. Esta é a única forma de melhorar o processo de ensino e de aprendizagem.

 Já nos dias 19 e 20, quarta-feira e quinta-feira, a conferencista foi a professora doutora Suely Mello, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-campus de Marília.

Na quarta-feira o tema da conferencia foi “A cultura da leitura e escrita: implicações para o trabalho pedagógico”.

Na quinta-feira o tema foi “As implicações do conceito de cultura e escrita para o trabalho pedagógico escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental”.

Para uma atualização da proposta curricular é fundamental discutir a alfabetização e a leitura como uma fase fundamental à apropriação do conhecimento. Parte dessa discussão foi realizada para todos os professores, pois independente da disciplina que trabalham, a leitura é base para todas e é de responsabilidade de todos os professores a sua apropriação.

A merendeiras também receberam formação, afinal, numa escola que pretende formar o ser humano integral é fundamental que todos os profissionais da escola sejam educadores. Por isso, a oficina “Humanização do atendimento: Gente como a gente”, organizada pelos estudantes rondonistas que estão em nossa cidade desde o dia 12 de julho, procurou refletir sobre como a merenda escolar faz parte da formação humana e como devemos tratar nossos alunos.

Após o intervalo, os bombeiros fizeram uma oficina com o cabo Alexandre Coelho, que ensinou técnicas de primeiros socorros e de cuidados preventivos na prática de atividades nas unidades escolares da cidade.

Nas próximas etapas da formação, os professores irão estudar nas escolas e só voltarão a se encontrar em novembro para socializar os estudos realizados.

Esse trabalho é coordenado pela equipe de Ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. E ao final de 2018, deveremos ter uma Proposta Curricular Atualizada.