Reunião define estratégias para a temporada de verão na Praia do Rosa
O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (21), com lideranças municipais para tratar da temporada de verão 2024/25 na Praia do Rosa, um dos balneários mais procurados do país.
O encontro contou com a presença do prefeito eleito, Michell Nunes (Peninha) e de membros do novo governo, bem como, de secretários municipais da atual gestão, de representantes do Comando da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da empresa de segurança privada contratada pelo município, da Superintendência Municipal de Trânsito, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa responsável pelo recolhimento do lixo na cidade.
A pauta central foi a organização e os desafios que o balneário enfrentará diante do aumento do fluxo de turistas nos próximos meses.
A limpeza das praias foi identificada como um dos maiores problemas enfrentados pelo balneário. Durante a reunião, foi destacada a necessidade de mais pessoas para a limpeza da praia. Só na temporada de verão 2023/24, foram retiradas impressionantes 42 toneladas de lixo reciclado da Praia do Rosa.
Uma solução proposta foi solicitar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca (SEDAP) um trator para ajudar no recolhimento diário dos resíduos.
O trânsito na Praia do Rosa também foi tema de discussão. O Presidente da CERPALO, Anderson Teixeira, sugeriu a manutenção da mão única no Centrinho da Praia entre os dias 20/12 e 10/01, período de grande fluxo de turistas. Após esse intervalo, a medida seria revertida para mão dupla. Teixeira também propôs o fechamento noturno do Centrinho do Rosa durante toda a temporada, de modo a melhorar a circulação de pedestres e reduzir problemas com o tráfego.
No entanto, o Comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Luís Carlos Cruz dos Santos, alertou sobre os possíveis impactos dessa medida. “Para o trânsito seria caótico o fechamento total. A solução seria colocar grades para evitar o acesso à via durante as horas de pico. Isso representaria um meio termo prudente”, sugeriu o comandante.
A prefeitura irá avaliar os custos para a instalação das grades de proteção entre 26/12 e 02/01, período de grande movimentação de visitantes.
Outro ponto crítico discutido na reunião foi a mobilidade no Rosa Norte. Assim como em anos anteriores, foi sugerida a criação de um limite de estacionamento na região, com o fechamento do fluxo de veículos após a ocupação máxima. Além disso, a possibilidade de criar um bolsão de estacionamento não está descartada.
“A reunião foi um passo importante para coordenar as ações de limpeza, segurança e mobilidade na Praia do Rosa, e prepará-la para receber os turistas que buscam esse paraíso brasileiro. A parceria entre a prefeitura, as Forças de Segurança e demais envolvidos será fundamental para garantir que a temporada de verão transcorra de forma tranquila e organizada”, disse o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.