Oficina do EDUTI realiza Box Cultural em alusão ao dia do Folclore
Dia 22 de agosto foi comemorado o Dia do Folclore Brasileiro e a oficina de Empreendedorismo e Expressão Artística do EDUTI – Escola em Tempo Integral, da Escola Municipal José Vanderlei Mayer preparou um Box Cultural em alusão à data.
O Eduti atende 50 crianças de 8 a 12 anos que estudam do 2º ao 5º ano, onde, no contraturno, os estudantes participam de oficinas que auxiliam no rendimento escolar e desenvolvimento social. Os alunos participam de diversas oficinas, entre elas a de tarefas, onde as crianças complementam as atividades realizadas em sala de aula e também xadrez, judô, tênis de mesa, empreendedorismo, robótica e libras.
Na oficina de Empreendedorismo e Expressões Artísticas, a professora Daniele Canez junto aos alunos realizaram um plano de negócios, onde foi criado um clube de assinantes que patrocinam com uma quantia por mês. Assim os alunos produzem caixas, chamadas “Box Cultural”, com artesanato e algo ligando ao conteúdo que estão aprendendo em sala de aula. “Todo mês as caixas são entregues aos assinantes e os alunos juntam dinheiro para que no final do ano possam realizar algo especial. Ir ao cinema, pizzaria, etc… Assim, aprendem na prática a noção de investimento, produção, gastos e lucro”, ressalta Daniele e explica que parte do valor arrecadado também é usado na compra de produtos que a escola não consegue fornecer, como fita de cetim e tecido.
No mês de agosto, o Box Cultural fez referência ao Boi de Mamão, uma das maiores manifestações folclóricas de Santa Catarina. “No Box, os alunos produziram um estandarte para levar a imagem dos personagens do Boi de Mamão. Desenhado pelos alunos, e decorado com fuxicos, um artesanato muito comum em nossa região e que faz parte da nossa história”, destaca Daniele.
Para saber mais, ou se tornar um padrinho do “Box Cultural”, basta entrar em contato pelo Instagram do Eduti @edutijosevanderleimayer
Crédito Imagens: EDUTI