Cais 3 do Porto de Imbituba receberá obras de recuperação, reforço e ampliação

O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e a presidente do Instituto do Meio Ambiente do estado, Sheila Meirelles, entregaram, ao diretor-presidente da SCPAR, Luís Antônio Braga Martins, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as obras de recuperação, reforço e ampliação do Cais 3 do Porto de Imbituba.

 

A cerimônia, realizada na última quarta-feira (03), em Florianópolis, contou com a presença do Secretário Municipal de Administração, Henrique Melo, e do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel.

 

Com a LAI liberada, a administração portuária poderá iniciar os trabalhos de recuperação, reforço e ampliação, estimados em, aproximadamente, R$ 92 milhões. Todo a verba será custeada pela SCPAR Porto de Imbituba.

 

“Santa Catarina é o único estado do Brasil que tem cinco portos, isso é uma pérola que nós temos que cuidar. O IMA está fazendo a sua parte, fazendo andar todos os pedidos represados. Criamos secretarias para setores estratégicos justamente por isso. Portos, aeroportos, ferrovias. Temos que inovar em tudo”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

 

Com previsão de entrega em 2025, o reforço estrutural do Cais 3 alargará o berço, bem como, permitirá maior automatização, instalação de novos equipamentos e a movimentação de navios maiores. O limite atual de 205 metros para embarcações passará para 300 metros.

 

“Trata-se de um investimento importantíssimo para a cidade. Será uma obra que, além de gerar impostos ao longo da recuperação, reforço e ampliação, também vai gerar muito emprego e renda. Além disso, quando a obra ficar pronta, haverá a possibilidade de maiores movimentações de carga, fazendo com o porto continue batendo recordes simultaneamente”, salientou o Secretário Municipal de Administração, Henrique Melo.

  

Após a obra concluída, o planejamento da SCPAR será realizar a dragagem de aprofundamento do local, equiparando a capacidade do Berço 3 a dos Cais 1 e 2, que possuem profundidade de 15 metros.

 

“No momento em que batemos, no mês de abril, o novo recorde de movimentação mensal, temos a autorização para iniciar essa obra fundamental para o porto alcançar um novo patamar operacional e atender o incremento esperado na operação de cargas nos próximos anos, com maior capacidade e eficiência”, disse Luís Antônio Braga Martins, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

 

O Porto de Imbituba fechou abril com a maior movimentação mensal já realizada no complexo portuário, em torno de 770 mil toneladas.