Projeto “Ressocializar” é lançado pelo município
A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), da direção da Unidade Prisional Avançada (UPA) e do Conselho Prisional de Imbituba (COPI), lançou, na última segunda-feira (19), o projeto “Ressocializar”, que visa reinserir, por meio do trabalho, o preso em sociedade.
O lançamento contou com a presença do Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Junior, do Secretário Municipal de Saúde em exercício, Thiago Machado, bem como, do diretor da Unidade Prisional Avançada (UPA) local, Marco Aurélio Spinard, e das representantes do COPI, Claudete Reynaud (presidente) e Carina Genovez (vice-presidente).
O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Imbituba com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Unidade Prisional Avançada de Imbituba e do COPI.
“Esse projeto foi idealizado durante seis meses. Seis detentos, que estão no regime semiaberto, foram selecionados para executar as mais diversas tarefas de reparo em prédios públicos da SEMUSA, com a supervisão de um servidor público”, disse a vice-presidente do COPI, Carina Genovez.
De acordo com diretor da UPA, Marco Aurélio Spinard, os presos foram escolhidos por meio de um critério rigoroso. “Todos têm experiência com carpintaria ou obras em geral e estão aptos para o trabalho na construção civil”, afirmou o responsável pela unidade.
Durante o lançamento, o prefeito Rosenvaldo Júnior salientou a importância do projeto que visa a valorização do ser humano.
“Nós sabemos que a demanda de reparos nas nossas unidades de saúde é muito grande. Com esse projeto em atividade, nós desejamos sanar boa parte da nossa demanda. Além disso, nós cumpriremos a nossa uma obrigação, de dar oportunidade ao cidadão, em cumprimento de pena, de se sentir útil à sociedade e de poder fazer o bem”, disse o prefeito.