FINISA poderá garantir a execução de obras importantes para Imbituba

Na próxima segunda-feira (22), uma pauta importante para o município de Imbituba será votada na sessão da câmara de vereadores. O Poder Executivo Municipal buscará, da maioria dos representantes do legislativo, a aprovação do Projeto de Lei para a liberação do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (FINISA).

O FINISA é uma modalidade, ofertada pela Caixa Econômica Federal, onde o ente público pode buscar o apoio financeiro para diversas ações orçamentárias, tais como, investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construções, entre outros.

A Prefeitura de Imbituba pretende buscar junto à Caixa Econômica Federal um financiamento de até R$ 40 milhões, para executar, nos próximos dois anos, as obras que, há décadas, são aguardadas pelos moradores, tais como, a drenagem e pavimentação da Avenida Santa Catarina, a construção de uma nova Policlínica Central, o novo Ginásio de Esportes e a recuperação, dragagem e urbanização da Lagoa da Bomba.

Só com relação a obra da nova Policlínica Central, o prédio a ser construído terá um local para o setor administrativo da saúde, para as vigilâncias, para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro e para o SAMU. Todos esses serviços, hoje, funcionam em prédios alugados e deixarão de ser pagos pelo município quando a construção estiver concluída, gerando uma economia para os cofres públicos.

“São obras de grande monta, que necessitam de um grande aporte financeiro. Mesmo que o município esteja em boa situação financeira, e realmente está, nós não teríamos condições de fazer essas obras num prazo de um ou dois anos, porque são obras que requerem grande investimento em um curto período de tempo. Por isso, precisamos do apoio dos vereadores na aprovação do Projeto de Lei referente ao FINISA”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

Vale ressaltar que, desde 2017, o município aplicou mais de R$ 11 milhões em obras estruturantes (drenagem, pavimentação e construção). Desse total, R$ 4.642.638,51 foram investidos com recursos próprios:

Rua Antônio Manoel Feliciano – Portinho da Vila – R$ 456.467,55. (Avançar Cidades).

Rua Aurino Alves – Sambaqui – R$ 2.056.683,84 (Avançar Cidades).

Rua Bento Soares – Campo da Aviação – R$ 255.939,97 (Avançar Cidades).

Rua Pedro de Carvalho – Campo da Aviação – R$ 159.778,37(Avançar Cidades).

Avenida Nicolau Rosa Matos – Centro – R$ 697.422,07 (Avançar Cidades).

Rua Santana – Vila Nova – R$ 576.309,59 (Avançar Cidades).

Rua Sólon Alves – Guaiuba – R$ 749.218,75 (Avançar Cidades).

Rua Ernani Cotrin, R$ 2 milhões (Recursos Próprios).

Mirante – Guaiuba – R$ 295.487,51 (Recursos Próprios).

Ponte de Ibiraquera – R$ 1,3 milhão (Recursos Próprios).

Rua Manoel Inácio – Vila Nova – R$ 209.967,00 (Recursos Próprios).

Rua Venina Barreto – Divineia – R$ 462.104,00 (Recursos Próprios).

Rua Laura Barreto – Paes Leme – R$ 375.080,00 (Recursos Próprios).

Avenida Porto Novo – Praia do Rosa – R$ 1,3 milhão (Federal).

Rua José Ramos Leite – Vila Esperança – R$ 268.916,00.

Rua Antônio Manoel de Oliveira – Vila Nova – R$ 240.832,00 (Federal).

Rua Manoel Pereira Sobrinho – Vila Nova – R$ 284.199,38 (Federal).