Município realiza palestra no Dia Mundial da Hipertensão Arterial
Nesta terça-feira (17), Dia Mundial da Hipertensão, o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, que é médico cardiologista, fez uma palestra sobre o tema aos pacientes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Paes Leme.
Durante uma hora, Rosenvaldo Júnior fez um bate-papo e tirou as dúvidas do público presente. Segundo ele, a prevenção é o melhor caminho para a diminuição dos riscos de infarto e derrame. Atualmente, no Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem por conta das doenças cardiovasculares.
“As pessoas precisam se preocupar se, todos os dias, a pressão está alta. Quanto mais baixa a pressão, menor o risco de infarto e derrame. Por isso, é importante a avaliação de um médico e a continuidade dessa avaliação. A obesidade, a alimentação inadequada, o excesso de sal, a falta de atividade física e o consumo excessivo de álcool são fatores que dificultam o controle da pressão arterial”, disse Rosenvaldo Júnior durante a palestra.
O prefeito e médico salientou, ainda, que a pressão alta não dá sintomas. Que a própria dor de cabeça pode fazer a pressão subir. “Geralmente a gente não sente nada. Por isso, precisamos nos cuidar. Não é porque não temos sintomas, mesmo com a pressão elevada, que não precisamos tratar do problema. A prevenção é sempre o melhor caminho”, ressaltou Rosenvaldo Júnior durante a palestra.