Sistema de bandeiras indica os dias de pesca da tainha e de surfe
A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Pesca (SEDAP), instalou, na última sexta-feira (29), as placas que indicam, durante a temporada da tainha, quando será possível praticar a pesca e quando será permitida a prática do surfe.
Em três locais (Praia Vermelha, Praia do Rosa, entre o canto sul e a lagoa salgada, e a Praia do Luz) será permitida, somente, a pesca da tainha. Mas, em outros cinco pontos do município, haverá o sistema de bandeiras.
Quando a bandeira branca estiver no mastro, apenas a pesca poderá ocorrer naquele local. Mas, quando a bandeira azul estiver instalada, o surfe poderá ser praticado. Essa parceria entre pescadores e surfistas ocorre desde 2004, quando houve um acordo entre as partes.
Locais que receberam as indicações:
– Praia Vermelha – praia exclusiva para pesca.
– Praia do Rosa (do canto sul até a lagoa salgada) – praia exclusiva para pesca.
– Praia do Luz – praia exclusiva para pesca.
– Praia de Ibiraquera – sistema de bandeiras.
– Praia da Ribanceira – sistema de bandeiras.
– Praia do Porto – sistema de bandeiras.
– Praia da Vila (Canto, Castelinho e Rimsa) – sistema de bandeiras.
– Praia de Itapirubá – sistema de bandeira.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Pesca (SEDAP), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e da Pesca (SEDETUR), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), a Superintendência Municipal de Trânsito, a Colônia de Pescadores Z-13, a associações de surfe de Imbituba, bem como, a Polícia Militar, estão trabalhando juntas para organizar a pesca e o esporte durante esse período, que e tão importante para a cultura e a economia locais