2021: um ano de muito trabalho e de realizações importantes

O ano de 2021 foi de muitos desafios para a administração municipal. Por ser o primeiro ano de uma nova gestão, muitas adaptações precisaram ser feitas, inclusive, com a formação de uma nova equipe de secretários. A pandemia, há mais de um ano fazendo vítimas pelo mundo, exigia, da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, responsabilidades ainda maiores.

Com a Covid-19, as prioridades mudaram. A vida precisava ser preservada. Veio, então, a vacinação em janeiro e a esperança de um novo tempo com a redução nos números de casos da doença em Imbituba. Mas, não podemos esquecer dos 109 moradores que perderam a vida para a Covid-19.

Gente querida, cada um com a sua importância, que deixou saudades e um legado para os familiares e amigos. Vale ressaltar que, mesmo diante dos números positivos com a vacinação (hoje o município já vacinou mais de 70% da população com as duas doses do imunizante), a rotina das máscaras, do álcool em gel e do distanciamento social deverá continuar no próximo ano.

Mas, 2021 também foi de obras importantes para o município, tais como, a pavimentação da Avenida Porto Novo, na Praia do Rosa, da Rua Ernani Cotrim, no Centro, da Rua Nicolau da Rosa Matos (nos fundos da rodoviária) e da Avenida Aurino Alves de Souza, no bairro Sambaqui.

“Também fizemos investimentos importantes para a infraestrutura do nosso turismo. Começamos a temporada com uma organização maior, com uma capacidade maior de limpeza e manutenção das praias. Terminamos 2021 com um balanço positivo na fazenda. Todas as obras de infraestrutura foram pagas e estamos com recursos em caixa. Recursos próprios que vão nos permitir iniciar as licitações de novas obras em 2022”, disse o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

O município segue, ainda, buscando emendas parlamentares, estaduais e federais, para investimentos em obras estruturantes. Entre elas, estão a duplicação do Acesso Norte e a revitalização do Acesso Sul.

Com relação ao Acesso Norte, o Estado está fazendo o projeto e tem a intenção de investir neste trecho por conta da grande movimentação portuária. Já com relação ao Acesso Sul, o município está financiando o projeto e espera, nos próximos meses, abrir o processo licitatório.

“Temos, também, outros projetos previstos para 2022, como a revitalização da Lagoa da Bomba e do seu entorno. Cabe ressaltar que, na educação, recuperamos o CAIC, que voltou a ter aulas presenciais. A própria escola do CAIC, a José Wanderley Mayer, vai contar, no próximo ano, com aulas em período integral, no turno e no contraturno. E, a creche Sargento Antônio, no bairro Village, está concluída e iniciará as atividades presenciais em fevereiro de 2022”, ressaltou o prefeito Rosenvaldo.