Reunião com o Secretário de Estado da Saúde
O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, esteve reunido, na última segunda-feira (25), com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Na reunião, também marcaram presença, a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, e a Diretora do Hospital São Camilo, Luciene Meurer.
Entre os assuntos debatidos no encontro em Florianópolis, foi solicitado pela direção do São Camilo, a melhora na classificação do porte do hospital. A melhora se reflete em maiores recursos à entidade. O hospital de Imbituba, devido a pandemia, teve baixa no número de cirurgias realizadas e, por isso, teve a pontuação reduzida.
Segundo a diretora Luciene Meurer, a baixa nos números pode prejudicar a entidade financeiramente. O Secretário de Estado da Saúde recebeu os documentos e garantiu que, até sexta-feira, dará uma resposta sobre o assunto.
O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior solicitou, também, a manutenção dos leitos de UTI. O secretário colocou que está de acordo com a manutenção e que, num primeiro momento, a UTI dará apoio aos pacientes que precisarem de cirurgias eletivas.
Outro assunto importante tratado na reunião foi, justamente, sobre as cirurgias eletivas. Os procedimentos serão retomados em Santa Catarina. André Motta Ribeiro disse que o Estado irá absorver os custos de todos os hospitais que aumentarem no número de cirurgias eletivas.
“Vamos assumir esse desafio e, caso o cenário permita, diminuir, consideravelmente, essa fila em seis meses. Para isso, precisamos nos reorganizar, ofertar mais e custear melhor. E é exatamente isso que projetamos”, destacou o Secretário Estadual de Saúde.
A Diretora do São Camilo afirmou que, atualmente, o hospital está se preparando para realizar 120 cirurgias mensais. Com o pagamento integral dos procedimentos por parte do Governo do Estado, André Motta Ribeiro salientou a importância desse número ser superado pela entidade Camiliana.
Durante o encontro, a Secretária Municipal de Saúde entregou três ofícios ao representante do Estado. Neles, Graciela Ribeiro pediu apoio na ampliação do prédio da Policlínica Central de Imbituba, uma Central Regional Avançada do SAMU e uma Ambulância inter-hospitalar.
De acordo com André Ribeiro, a ampliação do prédio da policlínica deve ser analisada depois do projeto pronto. Sobre a Central Regional Avançada do SAMU, ele disse que não será possível atender a demanda nesse momento, pois, há uma série de pré-requisitos para que isso aconteça. E, com relação a ambulância inter-hospitalar, o secretário afirmou a possibilidade de atender o município no próximo ano.