Redução nos casos de Covid-19 possibilita projeção para a retomada da economia

A Covid-19 trouxe reflexos significativos para todo o país. Na saúde, mais de 580 mil pessoas perderam a vida para o vírus ou para as consequências provocadas por ele. Na economia, segundo o IBGE, só em 2020, quase 45% das empresas brasileiras foram impactadas pela pandemia. Isso representa mais de 1 milhão e 200 mil negócios que sofreram perdas, sejam elas, financeiras ou de pessoal.

A reabertura parcial das atividades levou mais de um ano e o retorno total, como já era esperado, levará mais algum tempo. Mas, com a vacinação, a esperança foi retomada e os números têm comprovado isso. Só em Imbituba, com boa parte da população adulta vacinada, há 45 dias não ocorrem internações na UTI do Hospital São Camilo e não é registrado um novo óbito desde 18 de agosto.

“As vacinas salvam vidas e isso pode ser comprovado nos números. A partir do momento em que a primeira dose foi aplicada em boa parte da população adulta de Imbituba, os óbitos reduziram e as internações também. Nós temos que comemorar, mas, não podemos relaxar! Todos os protocolos sanitários devem ser mantidos. Devemos evitar as aglomerações, manter o distanciamento social e sempre usar máscara e álcool em gel”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.

Para a retomada da economia, a Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR), e, em parceria com o SEBRAE/SC, lançou alguns projetos direcionados às empresas do setor que foram afetadas pela pandemia.

Um deles é o programa “Juro Zero Turismo”, uma ação emergencial que visa disponibilizar acesso a crédito, de maneira simplificada e sem juros, aos pequenos empresários do setor. A intenção é apoiar o pequeno empresário, o profissional autônomo e o Microempreendedor Individual (MEI).

O segundo se chama Habitat 4.0. Trata-se de um braço do do programa Cidade Empreendedora, que há três anos é aplicado em Imbituba. O Habitat 4.0 busca tornar a cidade mais inteligente, mais inovadora e com ações de planejamento que resolvam os desafios e os gargalos. Para isso, as equipes da prefeitura e do SEBRAE dão suporte técnico aos empreendedores locais. Dessa forma, eles podem pensar melhor as estratégias e os investimentos que possibilitem mais qualidade aos negócios.

“Queremos traçar um planejamento adequado para cada tipo de negócio. A nossa intenção é ajudar, sem qualquer custo, os empreendedores que foram impactados pela pandemia. Queremos que a retomada da economia seja feita com segurança, mas, que tenha resultados mais rápidos. Acreditamos que, através das  alternativas em parceira com o SEBRAE, facilitaremos a vida dos cidadãos e dos empreendedores de Imbituba”, enfatizou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Henrique Melo.

Para ter acesso aos dois programas, os empreendedores podem entrar em contato com a equipe Sala do Empreendedor, pelo telefone: (48) 3355-8144 ou (48) 99993-2232.