Secretaria da Saúde orienta população sobre a vacinação contra a febre amarela

Imbituba, segundo o Ministério da Saúde, não faz parte das áreas de risco, apesar disso, disponibiliza a vacina contra febre amarela por fazer parte do calendário de vacinas, por ser uma cidade de área portuária.

A procura pela vacinação tem aumentado em todo o Estado, após a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde – Dive/SES notificar que este ano já foram identificados em Santa Catarina, sete casos suspeitos de febre amarela, nenhum deles contraídos em Santa Catarina.

Apesar da vacina contra a febre amarela estar disponível no município durante todo o ano, nesta época de veraneio, a Regional em Saúde orientou que o atendimento fosse centralizado, também para evitar desperdícios, uma vez que um frasco contém 5 doses.

A gerente de imunização da Secretaria da Saúde, Joana Dias Melo, explica que a vacinação é necessária em pessoas que estão viajando ou retornando às suas cidades localizadas em áreas de risco. A Secretaria de Estado da Saúde fornece aos postos de saúde catarinenses uma lista dos estados com a incidência da doença e as cidades localizadas nas áreas de risco.

Devem procurar a Policlínica para imunização quem está com viagem marcada para estes locais ou para viagens internacionais, de preferência com pelo menos 15 dias de antecedência, tempo suficiente para a vacina surtir efeito. Também devem ser vacinados bebês de 9 meses a 11 meses incompletos. Pessoas acima dos 59 anos devem ser imunizadas somente por ordem médica, uma vez que a vacina pode provocar alguns efeitos indesejáveis como febre, dor no corpo e nas articulações e em alguns casos mais graves, vômito e diarreia.

A gerente Joana informa que em 2017, a Secretaria da Saúde realizou 900 imunizações e somente nos primeiros dias de janeiro foram aplicadas 320 doses. “Estamos desde o início de janeiro com bastante procura e por enquanto não faltaram vacinas, quem necessitar de qualquer orientação podem dirigir-se à Policlínica, localizada no centro de Imbituba ao lado do terminal urbano de passageiros”, finaliza a imunizadora da Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba.

A Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria de Saúde, está aplicando a dose única da vacina na Policlínica Central, das 7h às 15h. Após este horário (até às 19h), somente se for uma vacinação em grupo, uma vez que cada frasco da vacina contém 5 doses e após aberto, a validade das doses tem duração de apenas 6 horas.