Mais seis famílias moradoras da antiga “Vila Operária” são declaradas, oficialmente, donas de seus imóveis

Uma trajetória que, para alguns moradores, já dura mais de 60 anos. Alguns, infelizmente, nem estão aqui para presenciar o momento que tanto esperaram: a doação oficial dos imóveis da antiga Vila Operária.

O importante momento, realizado pela segunda vez neste ano, aconteceu nesta quinta-feira (08), na sala de reuniões do gabinete do Prefeito, e teve o objetivo de formalizar a doação de mais seis terrenos para famílias imbitubenses residentes na antiga “Vila Operária”, as quais residem em áreas que pertenciam ao Patrimônio da União.

Os moradores aguardavam por quase meio século o reconhecimento do direito à propriedade, através da titularidade por escritura pública.

 Para o prefeito Rosenvaldo Júnior, foi mais uma grande vitória para o Município e para estas famílias que durante tanto tempo viveram nesta situação e somente hoje podem ser declaradas oficialmente proprietárias de suas casas. “É uma grande satisfação para mim, enquanto Prefeito, e para nossa administração, proporcionar este momento para estas famílias e para os entes de outras tantas que não estão aqui hoje para presenciar este momento tão sonhado”. E continuou, “a luta para regularizar a situação e efetivar a doação para as outras famílias continua”, informou o Prefeito.

 A Secretaria e representantes da Superintendência da União, ressaltaram que toda a documentação para oficializar a doação é totalmente gratuita.

 

A grande espera

 Para Irma Claumann de Brum tem 90 anos de idade, 68 deles vividos em três casas da Vila Operária. Ela e o filho, José Carlos de Brum, que tem 63 anos, nasceu e cresceu nestas casas, vieram assinar e receber a documentação legitimando a doação. “A espera foi grande e estou muito feliz por esta conquista”, falou emocionada.

 

Trajetória

 Em março do ano deste ano, o Município agendou audiência na SPU/SC com o intuito de dar continuidade aos processos que lá tramitam, referente a doação do imóveis da antiga Vila Operária, considerando que em 2015 já haviam sido doados alguns imóveis.

Em decorrência desta audiência, aconteceu na Câmara de Vereadores de Imbituba, no início de abril, uma audiência com todos os moradores da referida área, a qual teve a presença de representantes da SPU.

Na oportunidade ficou acordado que o Município, através da Superintendência de Habitação e Regulamentação Fundiária da Seasth, daria prioridade para atualização dos cadastros e envio das documentações para SPU/SC.

Neste momento inicial, o público alvo foram as famílias com renda mensal inferior a cinco salários mínimos e que possuem um imóvel para fins somente residencial. Dos cadastros enviados, 17 já foram analisados e concluídos, sendo possível efetuar a doação neste momento.

Após a conclusão desta etapa, o Município buscará, junto a SPU, respaldo jurídico para resolver a situação dos imóveis que não se enquadraram nos critério de renda e uso mencionados anteriormente.