Ibiraquera Wave Contest encerra com sucesso
Ibiraquera Wave Contest encerra circuito brasileiro com show de SUP Wave, Wind wave, Kite Wave e consagra o primeiro campeão brasileiro de SUP wave Foil do mundo.
Após cinco dias de disputas intensas chegou ao fim neste domingo (26) o campeonato de wind, kite e SUP, mais tradicional da América do sul. O evento valeu como a última e decisiva etapa do circuito brasileiro de SUP Wave, como o campeonato brasileiro de Windsurf Wave, o Brasil Open de KiteWave, e também como o primeiro campeonato nacional de SUP wave foil do mundo. Tudo aqui mesmo em Imbituba, território da APA da Baleia Franca.
De quebra, ainda durante o final de semana, foi promovido paralelamente o catarinense de Windsurf Slalom. Um recorde absoluto de competições simultâneas no mundo dos boardsports.
A competição foi contemplada pela natureza e contou com condições excepcionais para todas as modalidades. Ondas, ventos, e atletas renomados possibilitaram um verdadeiro show de SUP, Windsurf, Kitesurf e Foil.
No SUP wave, foi decidido o título das categorias; Amador Open, Junior, Super Master, Master Pro e profissional.
No profissional, as meninas foram as primeiras entrar na água. Em uma final de alto nível, novos nomes da cena profissional mostraram que uma renovação está em curso entre as mulheres do stand up brazuca: Larissa Barbierie (SC – 2º), Fernanda Freitas (RJ – 3º) e Carol Farias Cardoso (RS – 4º) surfaram com desenvoltura as boas ondas de Ibiraquera, mas Aline Adisaka (SP) confirmou seu favoritismo e conquistou a primeira colocação. Resultado que lhe garantiu seu terceiro título brasileiro de SUP Wave.
Em seguida, foi a vez do profissional masculino. Caio Vaz (RJ) e Leco Salazar (SP), que estavam na briga pelo título, Adriano Trinca Ferro (SC) e Wellington Reis (SP), completaram a bateria decisiva.
Wellington começou forte a bateria, pontuando um 8.50, enquanto Caio e Leco responderam com um 7 e um 8, respectivamente. Adriano Trica ferro demorou um pouco mais para encontrar seu ritmo na bateria fazendo scores baixos, enquanto a briga entre Caio e Leco foi se acentuando.
Nesse momento Wellington Reis, que seguia liderando a bateria, encontrou uma boa esquerda e simplesmente destruiu a onda, aplicando uma grande variação de manobras fortes e potentes, fazendo u m 9.5 para o delírio da galera. Com respeitáveis 18.50 pontos (de um total de 20), Reis colocou os demais adversários em combinação, o que deixou ainda mais incrível a disputa.
Nesse momento, Adriano trinca Ferro encontrou boas ondas e se aproximou de Caio e Leco. Mas o tempo corria e após um 8 de Caio, a situação da bateria mante-se a mesma até o final, com Wellington em primeiro, Caio Vaz em segundo, Leco Salazar em terceiro e Adriano Trinca Ferro em quarto.
Com esse resultado Caio Vaz conquistou o segundo título brasileiro de sua carreira.
O primeiro campeonato nacional da história do Foilboard, em uma final inédita foi vencido por Fernando Novaes Mizi (SP). Este foi o primeiro campeonato nacional de SUP Foil do mundo, e é o início de uma modalidade muito promissora.
O Brasileiro de Windsurf Wave, modalidade que deu origem ao IWC, foi vencido pelo cearense Levi Lenz, seguido do Francês Yan Rifle e em terceiro um dos maiores nomes da competição Wilhelm Schurmann que deu um break nos projetos da família para participar do evento.
No Kitesurf Brasil Open Pro, que contou também com atletas de todo o Brasil, quem subiu ao lugar mais alto do pódio dessa vez, foi o talentoso carioca Felipe Ferreira. Na segunda colocação ficou o catarinense Gonzaga Junior. Completando o pódio, empatados na terceira colocação, ficou Pedro Matos -RJ e Roberto V. Nascimento – BA.
Após o coquetel, seguido de entrega de prêmios com a presença de muita gente bonita e verdadeiras lendas dos esportes de prancha, como os campeões mundiais: Wilhelm Shurmann (windsurf), Leco Salazar e Caio Vaz (SUP wave), Guilly Brandão (Kite wave) as competições do catarinense de Windsurf Slalom ainda se estenderam pelo domingo e o notório catarinense Wilhelm Schurman literalmente voou sobre as águas da Lagoa de Ibiraquera, ganhando todas as regatas da competição.
Para saber os resultados completos de todas as categorias da competição viste: http://ibiraquerawavecontest.com.br/wp/live/.
Para conhecer o trabalho das entidades nacionais envolvidas e homologações dos resultados visite: Confederação Brasileira de Stand Up Paddle: http://cbsup.com.br/ e Associação Brasileira de Windsurf: http://abws.org.br/.