APÓS ZERAR FILAS, SAÚDE AUMENTA INVESTIMENTO EM CERCA DE R$ 1 MILHÃO EM SEIS MESES

Em pouco mais de sete meses como secretária de Saúde de Imbituba, a enfermeira Graciela Wiemes Ribeiro vem obtendo resultados expressivos a frente da pasta considerada uma das mais importantes e de difícil gestão. Após zerar filas para exames de cateterismo e colonoscopia, a Saúde do Município aumentou o volume consideravelmente dos investimentos na compra de remédios.

Segundo a secretária, com exceção de um medicamento que está com a entrega atrasada por conta logística da empresa distribuidora, o Omeprazol; já não faltam mais itens catalogados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) nas prateleiras da Farmácia de Atenção Básica do município.

Segundo dados oficiais apresentados por Graciela, que promete acabar com o problema do atraso na entrega de medicamento na próxima licitação a ser realizada neste ano, somente até o mês de junho deste ano, a Prefeitura de Imbituba destinou R$ 954.971,88 para a compra de medicamentos distribuídos gratuitamente para a população quando apresentado o receituário dos médicos dos postos de saúde.

O investimento de quase R$ 1 milhão dos primeiros seis meses de 2017, se comparado ao empenhado pela Prefeitura em todo o ano de 2016, que foi da ordem de R$ 1.598.294,37, representa quase dois terços do investido em todo o ano passado.

“Esses resultados vêm sendo obtido por todos nós servidores da Saúde do município de Imbituba. Creio que é fruto de muito trabalho de todos e do respaldo do Prefeito que, invariavelmente, se interessa muito pelo nosso setor e atende prontamente nossas solicitações. Toda nossa equipe absorveu bem nossa filosofia de trabalho e, embora saibamos que temos muito trabalho duro pela frente, já colhemos resultados que nos incentivam ainda”, avalia Graciela.

Para o prefeito Rosenvaldo Júnior, a secretária Graciela, tem feito um trabalho excepcional. “Não é surpresa, pois já conheço sua dedicação e competência. Todo este resultado, se dá às custas de organização e controle dos gastos. Estamos conseguindo atender toda esta demanda, com o mesmo orçamento do ano passado”, elogia o prefeito.

A forma de trabalho da Secretária já contagiou inclusive funcionários públicos efetivos que relataram terem passado por períodos de desmotivação. Servidores concursados, os responsáveis pelas farmácias Básica e Judicial (aquela que distribui remédios obtidos mediante ações contra o governo do Estado), por exemplo, não pouparam elogios ao modo de atuação da atual gestora.

Responsável pela Farmácia Básica, Heloísa Helena Sell conta que desde que foi nomeada após passar no concurso, no final do ano passado, chama a atenção o esforço da atual Secretária de Saúde, trabalhando sempre período integral, sem deixar de perguntar pelas necessidades de cada setor e procurar resolver problemas.

“Hoje, temos prateleiras muito bem organizadas, compras e recebimentos bem feitos, num sistema informatizado ao mesmo tempo humanizado, que vem funcionando muito bem. Não faltam remédios e as entregas são mais democráticas, justas. Ela (Graciela) trabalha muito junto da gente, nos ouvindo, aconselhando e dando liberdade para colocarmos nossos conhecimentos em prática. Claro que essas medidas não agradam a todos, mas vejo quase todos os colegas trabalhando motivados”, relata Heloísa.