IMBITUBA RECEBE MELHORES PRODUÇÕES DE CINEMA NO CIRCUITO FAM

A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa participa de em mais uma edição do Circuito FAM de Cinema, que inicia neste final de semana em Imbituba. A mostra gratuita começa neste sábado (20) e se estende pelos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Usina. Serão exibidos filmes vencedores no 20º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), o maior e mais antigo festival de cinema de Santa Catarina.

O circuito estadual itinerante pretende proporcionar o acesso às produções regionais e contribuir para a formação de público nas cidades, além de promover a discussão sobre outras linguagens audiovisuais. Este já é o sexto ano consecutivo em que Imbituba participa da exibição. “Seguimos o compromisso de ofertar uma mostra de cinema enriquecedora que apresenta aspectos amplos da diversidade cultural”, comenta a bibliotecária, Gláucia Maindra.

As exibições incluem filmes de curta e longa metragem, com classificação adulta e infanto-juvenil. Este ano, o Circuito FAM continua a ser exibido no Teatro Usina, espaço onde circuito começou em Imbituba, em parceria com a Cia. Desmontagem Cênica. A atriz Alessandra Santos, da Cia. Desmontagem, também comemorou a realização do evento. “Este tipo de parceria é muito importante, pois além de oportunizar à comunidade o acesso ao cinema estamos levando as pessoas a conhecerem um patrimônio histórico da cidade, que é o Teatro Usina”, completa.

O Circuito FAM em Imbituba é exibido pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, através da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba, em parceria com a Cia. Desmontagem Cênica. O Circuito FAM é uma realização da Associação Cultural Panvision. Nesta edição, o Sesc é parceiro do Circuito FAM de Cinema e 20 unidades do estado também recebem os filmes da mostra Itinerante. A Universidade do Estado de Santa Catarina mantém o apoio firmado em 2014 e sete centros da UDESC recebem a programação. Ao todo 28 cidades de todas as regiões de Santa Catarina em 40 pontos em mais de 200 exibições.

Circuito FAM de Cinema
Em 2010, foi criado o Pré-FAM – realizado simultaneamente um mês antes do FAM que conta com pontos de exibição locais enquanto grandes parceiros desta iniciativa. A mostra que se constitui como Circuito de exibição alternativo, com a proposta de chegar em diversas cidades catarinenses levando os filmes premiados na edição anterior do FAM para públicos que normalmente não têm acesso às produções de cinema. Mas, a proposta de itinerância dos filmes do festival de Cinema do Mercosul pelo estado já tinha tido início antes, em 2005 a organização do FAM iniciou ações de exibição até encontrar a melhor forma para fortalecer localmente o cinema independente e oferecer ao público uma programação periódica. O objetivo principal do Circuito é descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para público diverso, sempre com entrada gratuita.

Programação Circuito FAM de Cinema
Entrada Gratuita!
Local: Teatro Usina
Endereço: Av. Dr. João Rimsa, Centro – Imbituba

20/05 (sábado)
19h – Programa 1 – MELHOR FILME –  MOSTRA DOC-FAM – JÚRI OFICIAL
Filme: “5 Vezes Chico, o Velho e sua gente“, de Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein, Eduardo Nunes e Gustavo Spolidoro
Sinopse: Melhor Documentário pelo Júri Oficial da mostra Doc-FAM. A fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades ribeirinhas do gigante Rio São Francisco nos cinco pelo qual passa até a deságua no mar do Nordeste brasileiro e leva vida a mais de 16 milhões de brasileiros.
Classificação: 10 anos / Duração: 90 minutos

21/05 (domingo)
18h30: Programa 3 – GANHADORES DA MOSTRA INFANTOJUVENIL
Òrun Àiyé – A Criação do Mundo​, Jamile Coelho e Cintia Maria, Animação
Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar​, Pedro Jorge, Drama
Melhor Som do Mundo​, Pedro Paulo de Andrade, Infantil
Sinopse: A descoberta na infância passa por muita curiosidade e algumas dificuldades em o “Melhor som do mundo” e “Meu pequeno herói não sabe voar”. Já em “Òrun Àiyé – A Criação do Mundo”, nos aproximamos de outro mundo que faz parte dos mitos de nossa criação.
Classificação: Livre / Duração: 40 minutos

22/05 (segunda)
19h: Programa 4 – VENCEDORES DA MOSTRA DE CURTAS MERCOSUL E CATARINENSE
Jasy Porã​, Pavel Luiz Tavares, Cecília Belén Sandoval, Cultura
Deserto Verde​, Juliana Kroeger, Documentário
Chacal Palavra Filme,​ Piu Gomes, Biografia, 19|20 Castillo y el Armado,​ Pedro Harres, Drama
Sinopse: O poeta Chacal apresentado em seu próprio estilo. Os perigos ao meio ambiente estão retratados em “Castillo y el armado” e “Deserto verde”, este último uma produção catarinense. Uma luz de equilíbrio nos dá esperança em “Jasy Porã”.
Classificação: 12 anos / Duração: 90 minutos

20h: Programa 5 – Vencedores da Mostra de Curtas Mercosul e Catarinense
Rosinha​, Gui Campos, Romance
Las musas de Pogue​, Germán Arango, Documentário
D.E.U.S​, Rafael Costa, Comédia
Buracão,​ Teka Simon e Camila Oliveira, Cultura
Sinopse: O grande premiado do 20º FAM e de diversos festivais “Rosinha” conta a história de amor que já chegou a terceira idade. Uma comédia com DEUS e muita cultura de comunidades nativas em “las musas de pongue” e “Buracão”.
Classificação: 14 anos / Duração: 80 minutos

A programação completa está disponível no www.famdetodos.com.br