Violência sexual infantil será tema de workshop em Imbituba
Como lidar com situações de ameaça e violação de direitos de crianças e adolescentes? Esse é um dos temas a ser debatido esta semana na cidade. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas de Imbituba, vinculado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seast), realiza na próxima quarta-feira (18), na Câmara Municipal, uma mesa-redonda em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
De acordo com a secretária da Seast, Selma Elias Westphal, o evento será um “workshop de enfrentamento”, que pretende mobilizar e sensibilizar a população a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Precisamos convocar o município a enfrentar esse problema e, principalmente, manter as pessoas informadas sobre as consequências da omissão destes casos”, comenta.
O debate será conduzido pela psicóloga Neide Cascaes, mestre em Educação e professora do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. Também devem participar do workshop representantes de entidades como o Conselho Tutelar, o Juizado da Infância e o Ministério Público.
Para a coordenadora do Creas, Rosiane da Silva Costa, o objetivo é destacar a data e conscientizar a cidade. “Trabalhamos com famílias, crianças e jovens vítimas de todo tipo de violência. Entre os nossos atendimentos, 18% se referem a casos de violência sexual infanto-juvenil, um dado alarmante para a nossa cidade. É preciso garantir o desenvolvimento dessas crianças de forma segura e protegida”, alerta.
18 de maio
A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00, lembrando aos brasileiros sobre Araceli Cabrera Sanches, sequestrada em 18 de maio de 1973. A menina de apenas oito anos foi espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória/ES. O caso permaneceu em silêncio, deixando os criminosos impunes. Desta forma, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca uma conquista na luta pelos direitos humanos no Brasil.
Agende-se
Data: 18 de maio (quarta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Câmara Municipal de Imbituba
Em caso de denúncias de abuso sexual e violência contra menores, Disque 100 ou entre em contato com o Conselho Tutelar Municipal pelos telefones (48) 3255-2847 e (48) 3255-2397.
Texto: Lorraine Amorim Corrêa