Município recebe inventário da Igreja de Vila Nova

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) entregou para o município, na última semana, o inventário dos bens móveis sacros da Igreja Sant’Ana, do bairro Vila Nova. O inventário é produzido através do Ateliê de Conservação – Restauração de Bens Culturais Móveis, e traz o levantamento das obras pertencentes à paróquia, com suas principais características, estado de conservação e registro fotográfico.

O documento foi recebido pelo secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Sefton, a fim de garantir o conhecimento e a proteção do acervo histórico reunido pela igreja. Assim como a de Vila Nova, outras igrejas tombadas pelo Estado foram contempladas com o inventário. “Este registro é fundamental para garantirmos a preservação cultural do patrimônio que temos na cidade. É uma maneira de proteger as obras e todo o seu valor histórico e artístico”, comenta Paulo Sefton.

De acordo com o superintendente de Cultura do município, Rodrigo Aguiar de Carvalho, o inventário produzido pela Fundação também deve assegurar a proteção dos bens contra depredações, por exemplo. “A Igreja de Vila Nova tem um valor cultural imenso para a cidade. São séculos de construção que precisam ser preservados. Além disso, as obras também possuem valor sentimental para a comunidade, por isso a importância de protegê-los desta forma”, afirma.

Também participaram da entrega a gestora de Patrimônio Cultural de Imbituba, Andreza Corrêa Pacheco, a articuladora Institucional, Eventos e Exposições da Superintendência de Cultura, Liliane Miguel, o conselheiro de Política Cultural Ronaldo Augusto Pires, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, padre Pedro Paulo das Neves e a representante da FCC, Karen Kremer.

Texto: Lorraine Amorim Corrêa
Fotos: Claudio Lima