Centro de Atenção à Pessoa Idosa já atende 350 pessoas

O Centro de Atenção à Pessoa Idosa Izabel Pires Elias, é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas. O objetivo é proporcionar ao idoso um ambiente que favoreça a integração social, através de atividades que promovam prevenção e promoção do envelhecimento ativo e saudável, desenvolvimento da autonomia e evitem situações de risco social. O projeto é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seast) da Prefeitura de Imbituba.

De acordo com a coordenadora do espaço, Vanessa de Souza, cerca de 350 pessoas estão matriculadas, sendo que cada uma frequenta em média três atividades. “Focamos nos interesses e demandas dessa faixa etária e nos preocupamos com a vivência em grupo, as experiências artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas. É um jeito de privilegiar a expressão, a interação e a proteção social”, afirma. 

No mês de março foram realizadas atividades como oficina de contação de histórias, tarde de beleza com corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele, massagem e designer de sobrancelhas, com a parceria do Instituto Mix; uma roda de saúde que contou com a palestra da psicóloga Vanessa Petry e, em comemoração ao mês da mulher, a exposição Bons e Velhos Tempos de Mulher com artigos usados no passado como máquina de escrever, ferro de passar, jarros, canecas, roupas e sapatos que ficaram expostos durante todo o mês.

 

Quer participar?

 

O Centro de Atenção à Pessoa Idosa fica na Rua Jorge Lacerda 768, Centro, Imbituba SC (em frente à Garagem da Prefeitura, ao lado do Caps) e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.  As atividades do Centro de Atenção à Pessoa Idosa “Izabel Pires Elias” são direcionadas a pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Para atividades físicas é preciso atestado médico e possuir condições físicas e intelectuais para realização das atividades. 

São oferecidas atividades como dança, alongamento academia ao ar livre, pilates, automassagem, iridologia, auriculoterapia, massagem, pintura em tecido, bordado em ponto cruz, tear, crochê, tricô, pactchwork, aula de informática e uso de novas tecnologias, academia da memória, com exercícios de memória, palestras, discussões em grupo, dinâmicas de grupo e encontros de integração, jogos e comemorações.

Se um dos cônjuges tiver menos de 60 (sessenta) anos, será permitida a sua participação em atividades coletivas, respeitando a capacidade do Centro; e no caso de idosos dependentes será exigida a presença de acompanhante ou cuidador.

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz