Ordem de Serviço para construção do monumento à Santa Paulina é assinada

Depois de dez anos do início do projeto de turismo religioso para Imbituba, a ordem de serviço para o início da construção do monumento à Santa Paulina foi assinada na manhã desta sexta-feira (1), pelo prefeito Jaison Cardoso, o secretário de turismo, esporte e cultura Paulo Sefton e o proprietário da empresa vencedora da licitação, Renato Filho.

A empresa MK Construções LTDA, da cidade de União da Vitória, no Paraná, será responsável pela execução da obra, que a partir da assinatura do contrato, terá um prazo de 30 meses para a conclusão do trabalho de um dos maiores monumentos religiosos do mundo, o segundo do Brasil, mais de 45 metros de altura, sendo maior inclusive que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O prefeito Jaison Cardoso destacou a importância de lembrar a comunidade que a área onde será construído o monumento fará parte de uma unidade de conservação ambiental. “Nossas principais atrações hoje são os presentes que a natureza nos deu, que são as praias, lagoas e tudo o mais, por isso ninguém precisa se preocupar, pois a intenção é preservar cada vez mais o Morro do Mirim e seu entorno. A obra virá para incentivar este cuidado”, garante Jaison.

O prefeito ainda afirmou que estudou sobre turismo religioso antes de dar continuidade com o projeto. “Visitei Santa Rita de Cássia e Guarabira, onde tem a cultura de Frei Damião, no nordeste do Brasil, e aprendi bastante sobre como funciona o turismo religioso para ver como funcionam esses modelos, quais datas têm mais procura e o perfil deste visitante. Espero que a obra comece o mais rápido possível, pois o retorno que teremos vai ser grande em empregos, sejam diretamente na obra ou depois com o fortalecimento dos hotéis, restaurantes, transporte, comércio entre outras”.

O secretário de turismo, Paulo Sefton, destacou que o monumento vai fortalecer toda a cadeia turística da região. “Gostaria de salientar a importância desta obra monumental, não só para os católicos ou os peregrinos, mas para todo o segmento turístico da nossa região, porque destacamos a vocação turística que Imbituba tem e isso reflete em todos os municípios dos arredores que irão se beneficiar também. É mais um passo importante na consolidação deste projeto”, frisa.

Participaram também do ato a “miraculada”, Eluiza de Souza, que recebeu o primeiro milagre, os padres da Igreja Católica, o artista que esculpiu os moldes da estátua, Marcelo Francalacci, os padres Pedro Paulo das Neves e Marcos Herdt, o presidente da Associação dos Peregrinos de Santa Paulina, Camilo Damázio. O Dr. Irmoto F Feuerschuette, idealizador das caminhadas dos peregrinos, os peregrinos que estão fazendo a caminhada até São Leopoldo no Rio Grande do Sul, Inácio Flores e Gilberto Pedron.

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz