Ocupação urbana é tema de filme exibido em Imbituba

Quem quiser assistir a um filme diferente neste sábado, às 16h, pode passar no espaço da Biblioteca Pública Cônego Itamar Luiz da Costa, no Praia Hotel Imbituba. A ação é parte da Semana Nacional da Baleia-Franca da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. Será exibido o filme “Cinturão Verde de Porto Alegre: território em disputa”, que faz parte do Circuito Tela Verde (CTV) 


– 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. A ação é realizada em parceria com a Franca Consultoria Ambiental. Para a roda de conversa e esclarecimentos sobre os documentários foi convidada Maria Elizabeth da Rocha, Conselheira da APA da Baleia Franca.


A organização pretende estimular um diálogo enriquecedor em torno da temática “Ocupação Urbana”. O filme permitirá uma reflexão sobre o que acontece em nosso município e região do entorno. O CTV promove regularmente a Mostra que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos no Brasil e exterior. “Convidamos todos para vir conhecer e conversar sobre o tema, que pode ser refletido em toda comunidade em crescimento”, afirma Gláucia Maindra, bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.


O filme convida ao importante debate sobre a expansão dos condomínios de luxo na a zona sul de Porto Alegre, problematizando seus impactos. A cidade está em disputa. De um lado, construtoras e imobiliárias que enxergam Porto Alegre como uma mercadoria e querem transformar todos os espaços em lucro. De outro, pessoas que veem a cidade como um lugar para se viver, onde se possa acolher dignamente todas as pessoas, tenham dinheiro ou não. Onde se respeite a biodiversidade local, suas matas e ambientes naturais, seus animais silvestres e sua produção de alimentos.

 

Circuito Tela Verde na Semana Nacional da Baleia Franca

Data: 26/09/2015

Horário: 16h

Local: Praia Hotel Imbituba

Entrada e participação gratuita

Informações:  https://www.facebook.com/events/713423992096157/

 

Sobre o filme 

“Cinturão Verde de Porto Alegre: território em disputa” – O vídeo realizado pelo Coletivo Catarse, Amigos da Terra e Econsciência, foi produzido com apoio do Fundo Socioambiental CASA através do projeto A Copa do Mundo em Meu Lugar, uma iniciativa do CASA e da Both ENDS que apoiou 16 comunidades que sofreram as influências geradas pela realização da Copa de Mundo 2014 no Brasil.

Cinturão Verde de Porto Alegre: território em disputa – Teaser

https://youtu.be/ve2uFVLeyo8

 

Ficha técnica

Ano da produção: 2014

Cidade / Estado: Porto Alegre – RS

Tempo de duração: 00:28:22

Produção: Jefferson Pinheiro, Felipe Viana, Letícia Paranhos, Fernando Campos, Bruna Missaggia e André Guerra

Autores: Coletivo Catarse, Instituto Econsciência e Amigos da Terra Brasil

Direção: Tiago Rodrigues e Jefferson Pinheiro

Roteiro (Responsável/eis): Tiago Rodrigues, Jefferson Pinheiro, Felipe Viana, Letícia Paranhos, Fernando Campos, Bruna Missaggia e André Guerra

Edição: Tiago Rodrigues

Gênero do vídeo: Documentário

 

Sobre o Circuito Tela Verde

 

O Circuito Tela Verde – CTV é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental -DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC do Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAv do Ministério da Cultura. O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.

 

Franca Consultoria Ambiental

 

A Franca Consultoria Ambiental desenvolve projetos e estudos ligados á área ambiental, e atua na regulamentação ambiental com base na legislação vigente e em conformidade com as exigências dos órgãos ambientais.  Exerce suas atividades no estado de Santa Catarina, principalmente nos municípios que integram a APA da Baleia Franca/ICMBio: Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Tubarão, Jaguaruna e Balneário Rincão.

Realiza serviços de assessoria e consultoria, tais como PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental / Relatórios de impacto ambiental, EAS – Estudo Ambiental Simplificado, ECA – Estudo de Conformidade Ambiental, Licenciamento Ambiental, além de Inventários e Monitoramentos de Fauna e Flora, Resgate de Fauna, Laudos e Pareceres Técnicos. E auxilia no atendimento à legislação ambiental vigente e aos órgãos ambientais, e na adequação e regularização do seu empreendimento/atividade, priorizando a ética e o compromisso com o meio ambiente.

 

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz