Espaço Literário terá lançamento de livro de autora imbitubense na Semana da Baleia-Franca

A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa participará da Semana Nacional da Baleia Franca. O Espaço Literário estará montado no Pavilhão de Exposições na Avenida Beira-Mar, em frente ao Praia Eventos. Parte de seu acervo estará disponível para empréstimo no local, mediante “Cadastro de Leitor”.

O lançamento do livro “Topofilia em uma Comunidade Tradicional: o pulsar da vida das mulheres de Ibiraquera na percepção da psicologia ambiental”, de Rosa Nadir Teixeira Jerônimo será às 15h30, junto a Roda de Conversa sobre Amamentação, realizada pelo grupo Maternarte.

De acordo com a bibliotecária e gerente de fomento e incentivo a cultura da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec) a proposta é participar dos movimentos realizados nos bairros e levar a leitura e a informação nestes encontros com o desejo de propiciar que mais leitores possam ter acesso à cultura, reforçando o compromisso social da Biblioteca em informar as famílias sobre seus direitos de cidadão, o que exerce há 40 anos.

Cadastro Leitor

Para o cadastro é necessário apresentar comprovante de residência atual na cidade de Imbituba em seu nome ou nome dos responsáveis; RG; CPF e duas fotos 3×4. O cadastro é gratuito. A Biblioteca funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 19h.

Sobre o livro

Para a autora Rosa Nadir Teixeira Jerônimo fazer esta pesquisa, ouvir as mulheres, transformar sua histórias em uma escrita que revelasse tantas histórias e  saberes, foi uma viagem fascinante. “Promover o encontro entre elas foi um dos momentos mais emocionantes, era tanta saudade e memórias para colocar em dia o que verdadeiramente elas são, protagonistas deste cenário”, afirma.

O lançamento do livro na comunidade foi realizado em agosto deste ano, e Rosa afirma que o momento ainda permanece vivo em uma cada pessoas que estava lá. “Elas estavam lindas, serenas, delicadas e presentes de corpo e alma. Estas histórias reais que estão nas páginas deste livro, me dão a certeza de que deixará legados para gerações nativas, novos moradores, turistas, do que é o desenvolvimento de amor a um lugar, neste caso, Ibiraquera”, revela.

Dra. Patrícia Martins Goulart, psicóloga social paulista, aprovou o trabalho. “Tomada pela poesia desta obra, vivenciei uma experiência. Senti-me tocada. Todavia, por mais que tentemos explicar sobre as propriedades do mar, é adentrando no oceano que sentimos a força que dele emana. Que desfrutem o mergulho”, estimula.

Resumo livro

“Topofilia Em Uma Comunidade Tradicional: O Pulsar Da Vida Das Mulheres De Ibiraquera Na Percepção Da Psicologia Ambiental”, é uma obra que embalada pelos versos de Cora Coralina, apresenta o fruto de uma pesquisa em Psicologia Ambiental. Topofilia significa: “topo”(lugar) e “filia” (afeto), ou seja, amor ao lugar.

As matriarcas, com forte comportamento topofílico, cuidam e defendem seu espaço de vida e a sua comunidade. Nesta obra, que revela um pouco da Ibiraquera-Mulher, é possível o leitor ou leitora adentrar nas emoções, sentimentos, fazeres, saberes. Mitos, brincadeiras, poesia, canções, orações. Histórias de avós, bisavós, mães, filhas, irmãs.

Mulheres que teceram suas tramas e seus dramas no ambiente em que nasceram, cresceram e continuam vivendo. São mulheres humildes que nos levam a aprender a viver a pertença, o cultivo, a defesa e o sentido da vida no seu lugar de origem: a comunidade de Ibiraquera.

Sobre a autora

Rosa Nadir Teixeira Jerônimo, nascida em Imbituba, morou parte da infância em Ibiraquera e a juventude em Araçatuba. Estudou na Escola Visconde do Rio Branco (Araçatuba), Henrique Lage e Colégio Annes Gualberto (Imbituba). Graduada em Psicologia e se especializou em Saúde da Família pela UNISUL.  Neste município atuou como psicóloga na saúde pública e como educadora em colégios de ensino médio.

Em 2002 iniciou a carreira como docente em Criciúma na UNESC.  Fez Mestrado em Ciências Ambientais e, nesta instituição, permanece até os dias atuais como docente; assessora e orientadora de estágio em Psicologia Social; orientadora de trabalhos de conclusão de curso; extensionista e pesquisadora em Psicologia.

Lançamento do livro “Topofilia em uma Comunidade Tradicional: o pulsar da vida das mulheres de Ibiraquera na percepção da psicologia ambiental”, de Rosa Nadir Teixeira Jerônimo

Data: 27/09 Domingo

Horario: 15h30

Local: Pavilhão de Exposição, no Espaço Literário (em frente ao Praia Eventos)