Daniele Serafim Pires é a Prefeita Mirim 2015
Com o projeto “Era uma vez…” a Escola Básica Municipal Pe. Dr. Itamar Luiz da Costa conquistou seu 5º vencedor do projeto Prefeito Mirim. Daniele Serafim Pires tem 10 anos e encantou a todos durante a apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Com boa dicção, desenvoltura para falar e bom humor, fez os jurados e os presentes até rirem em alguns momentos.
Para a nova Prefeita Mirim, Daniele, fazer a apresentação foi tranquilo e ainda valorizou os competidores. “Eu já tinha ensaiado bastante, fiz várias apresentações durante a campanha então foi bem fácil, mas eu acho que os candidatos também foram muito bem, então eu acho que eles também são vencedores do Prefeito Mirim”, afirma.
Michela Freitas, secretária de Educação, entrou no tema Leitura e Literatura Infanto-Juvenil e também contou uma história, da Carne de Língua. “A moral da história é que a carne de língua é a conversa e carne que vocês deram é de primeira qualidade, desejo que isto continue na vida de vocês, que todos nos possamos valorizar a importância das histórias em nossas vidas. Que independente do resultado vocês continuem os projetos nas escolas pois são enriquecedores”, afirma
A mãe Cláudia Pereira conta que o período da campanha foi árduo, mas valeu a pena. “Quase todas as atividades externas que foram planejadas coincidiram com dias de chuva e em várias delas a Dani ou eu estávamos doentes, mesmo assim abraçamos o projeto e fomos divulgar a leitura pela cidade. Ela já gostava muito de ler e agora então está amando a leitura ainda mais e tenho certeza que este projeto vai influenciar muito positivamente no futuro dela. Estou muito feliz pois agora tenho dois filhos que foram prefeitos mirins”, destaca.
Para a diretora, Adriana Canto, a vitória foi o resultado de um trabalho contínuo de toda a equipe escolar. “Contávamos com uma boa apresentação, mas estávamos preparados para tudo, pois tivemos ótimos competidores. Ser uma escola cinco vezes campeã é recompensador e esse prêmio é de todos os nossos alunos, pais, professores e gestores”, agradece.
Vinícius Bittencourt, prefeito mirim 2014, da escola Belarminda de Souza Pires, e Ângelo Duarte, presidente da Câmara Mirim prestigiaram a eleição. Os alunos do projeto de música da Escola José Vanderlei Mayer com a Professora de Artes, Luciana Guassú apresentou duas músicas.
Sobre o projeto Era Uma Vez…
O objetivo tem o objetivo de despertar nos alunos uma leitura prazerosa, eficiente e permanente, de maneira contínua, desenvolvendo habilidades culturais através do hábito de ler, garantindo o exercício pleno da cidadania, participativo e atuante na sociedade.
Daniele iniciou sua apresentação contando uma história, que era a própria história da escola e da comunidade. Falou das ações de lançamento da candidatura na nova biblioteca escolar, visita às rádios e a todas as salas de aula, leitura no calçadão, entrevista com a bibliotecária, caravana da leitura, com visitas na casa de repouso, creche da comunidade, em que as crianças faziam pedidos por ela estar vestida de fada, visita na prefeitura, rodinha da leitura na biblioteca com contações de histórias, ônibus da leitura uma ação inédita em que o coletivo foi todo enfeitado e visitou escolas e creches e muitas outras ações.
Sobre o projeto Prefeito Mirim
De acordo com a secretária de Educação, Michela Freitas, o objetivo do concurso, pioneiro na região e realizado desde 2008 pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Imbituba, é promover o desenvolvimento da consciência política e social, fazendo com que os envolvidos se preocupem com os problemas de sua comunidade escolar e apontem soluções para a sua melhoria, modificando a realidade e apresentando resultados.
O concurso se destinou aos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Os jurados foram: Jiyce Fernanda Nunis, secretária de educação de Paulo Lopes; Rosilene Pacheco Lima, coordenadora de Ensino Fundamental de Garopaba; Maria do Carmo Crescêncio Matos, secretária de educação de Imaruí; Marilete de Aguiar, diretora de Ensino Fundamental de Laguna e Carine Borges Cardoso, coordenadora de Ensino de Pescaria Brava.
Texto e fotos: Emanuelle Querino Alves de Aviz