Integração aumentará horários de ônibus
Novo sistema que será implantado também permitirá ao passageiro pegar uma nova linha a um custo menor ou sem pagar nada a mais
O Governo de Imbituba vem trabalhando cada vez mais para melhorar o transporte público municipal. Após a renovação da frota, com ônibus mais novos, zero quilômetros e adaptados, e a implantação da bilhetagem eletrônica, agora será a vez da fase II: o sistema de Integração Temporal, que vai aumentar o número de horários de 143 para 227, diminuir o tempo de viagem e permitir ao passageiro usufruir até duas linhas em um período de tempo a custo menor ou sem pagar nada a mais por isso.
Nos últimos meses a equipe do Departamento de Mobilidade Urbana viajou através do transporte público por toda a cidade e buscou junto a empresa Santo Anjo formas de minimizar o tempo de viagem e otimizar o serviço. Em rotas como, por exemplo, de Itapirubá ao Centro, em que o trajeto levava cerca de uma hora e meia, o tempo de viagem será de uma hora, pois passará pelo eixo mais central dos bairros.
Com menos tempo nas estradas, a empresa adianta que o número de horários disponíveis para viagens, passará de 143 para 227 em dias normais, aumentando paralelamente o número de viagens por mês de 3.982 para 5.996.
Com esse novo sistema, apenas duas tarifas passarão a vigorar, sendo Tarifa A para linhas curtas (chamadas circulares) e Tarifa B para as linhas longas (chamadas radiais). Ambas entrarão na Integração Temporal.
Na integração se o passageiro estiver em uma linha radial e for utilizar novamente uma linha radial ou circular, não pagará nada a mais por isso. Se estiver em uma linha circular e for utilizar uma nova linha circular ou radial, pagará apenas o complemento até totalizar o valor da linha radial. Esta integração será possível para os passageiros que já possuem o Cartão Mobi.
O sistema também ganha mais linhas circulares tanto no sentido horário quanto anti-horário, possibilitando maior agilidade nos deslocamentos da população entre trajetos de curta distância. Além disso, haverá uma maior frequência de horários que deixa de ser a cada e 22 minutos e passa a ser a cada 15 minutos.
“Imbituba é a 15ª cidade catarinense a adotar esse moderno sistema de utilização do transporte público urbano, e com isso passamos a ter informações mais precisas sobre o serviço e podemos atuar com mais agilidade para o bem da população. Estamos discutindo com a empresa a definição para uma tarifa justa para o serviço”, salienta o prefeito Jaison Cardoso.
Att
João Batista Coelho Júnior