Vacinação contra HPV é feita nas escolas de Imbituba

A doença é a principal causadora de câncer de colo de útero. Confira o calendário.

 

                A Secretaria de Saúde do Governo de Imbituba, através do departamento de Imunização, iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra o HPV para meninas entre 9 e 11 anos de idade nas escolas municipais, estaduais e particulares, nos períodos da manhã e da tarde. O objetivo é prevenir o câncer de colo do útero e assim reduzir a incidência de mortalidade da doença.

A secretária de saúde, Maria Martins, lembra que o HPV é um vírus que apresenta mais de 200 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados causadores de câncer pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) e associados a tumores malignos do trato genital, enquanto os demais subtipos virais estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas. “De acordo com as pesquisas, os tipos virais que causam câncer mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais. O importante é que a vacinação seja feita e que aproveitemos a oportunidade para alertar da importância da prevenção e assim reduzir os riscos de contaminação”, destaca.

 

Quem deve se imunizar

 

A meta em Santa Catarina é vacinar 80% da população alvo (146.961 meninas), o que representa 117.569 meninas na faixa etária de 9 a 11 a anos de idade em 2015. Serão vacinadas também mulheres de 14 a 26 anos vivendo com HIV. O quantitativo aproximado desse grupo no Estado é de 2.154 mulheres. Devem ser vacinadas também as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose e administrar a segunda dose naquelas que já receberam a primeira dose e inclusive as que já completaram 14 anos de idade deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado. O mesmo procedimento deverá ser realizado com mulheres portadoras de HIV que completaram 27 anos, que já tinham iniciado o esquema vacinal com 26 anos (em clínica privada).

 

 

Calendário

20/mar E.B.M. Pe. Itamar Luís da Costa (Guaiuba)

23/mar E.B.M. Basileu José da Silva (Campo D’Aviação)

24/mar E.E.B. André Antonio de Souza (Roça Grande)

25/mar E.E.B. Marcilio Dias S. Thiago (Mirim)

26/mar E.E.B. Gracinda Augusta Machado (Nova Brasília)

27/mar E.E.B. Visconde do Rio Branco (Araçatuba)

30/mar E.E.B Engenheiro Alvaro Catao (Vila Nova Alvorada)

31/mar E.M. Hermínia de Souza Marques (Alto Arroio), E.M. Terezinha Pinho (Arroio)

01/abr  Julieta Pavan Simões (Alto Arroio)

02/abr  E.E.B. Justina da Conceição Silva (Ibiraquera)

06/abr  E.B.M. José Vanderlei Mayer (Vila Nova Alvorada)

07/abr  E.M. Belarminda de Souza Pires (Campestre)

08/abr  Porto Seguro (Campo D’Una)

09/abr  Etelvina de Souza Pereira (Vila Santo Antônio)

10/abr  Ugero Pitigliani (Boa Vista)

 

Já visitadas entre os dias 16 e 19/3

E.E.B Henrique Lage, Coopeimb, Evolução e Engenheiro Francisco Bocaiuva Catão (Centro); E.E.M. Deputado Joaquim Ramos (Paes Leme) e E.E.B. Joao Guimarães Cabral (Vila Nova)

 

Mais informações:

E-mail: imunizacao@imbituba.sc.gov.br

Telefone: 3255 2859

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz