Município participa do projeto Imbituba 300 anos
O projeto marca os 300 anos de povoamento da cidade e realiza um resgate histórico
O Governo de Imbituba está participando do projeto Imbituba 300, que marca os 300 anos do povoamento da cidade (1715/2015). Lançado na Câmara de Vereadores de Imbituba, na última semana, a iniciativa é da Editora O Grande Jornal e Instituto dos Pioneiros, com o apoio também da OAB SC e Secretaria de Educação, entre outros parceiros, o objetivo é comemorar a data e divulgar a história da cidade.
Para o prefeito em exercício, Elísio Sgrott, esse resgate é muito importante. “É muito interessante observar as fotos que foram apresentadas e que mostram o crescimento da cidade. A nossa história já está registrada em alguns livros e durante este ano, inclusive com as pesquisas deste projeto devem ser publicadas novas obras. Este material deve ser aproveitado em nossas escolas para difundir a memória de Imbituba através da educação. Este projeto tem grande relevância histórico-cultural e todos estão de parabéns”, afirma Elísio.
Por que Imbituba 300?
De acordo com as pesquisas do escritor e historiador Almir Martins “o reconhecimento rentável de Imbituba foi feito no Rio de Janeiro, após a Expedição Vicentista, que concedeu a Imbituba a quarta maior armação baleeira do sul. Antes disso, missões religiosas aconteceram a partir de 1520, por exemplo em 1605, em que padres chegaram a Vila Nova e fundaram uma comunidade religiosa, mas só em 1715 o início do povoamento foi marcado pela procura do estabelecimento econômico”.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz
Foto: Claudio Moreira Lima