Governo de Imbituba apresenta secretariado
O Governo de Imbituba realizou na manhã desta quinta-feira (19) o Ato de Posse dos secretários municipais. Após uma reforma administrativa, das 18 secretarias ficaram apenas 10, sendo que os órgãos de assistência (secretaria de governo, procuradoria e controladoria) foram mantidos. A nova estrutura organizacional básica da Administração Municipal deverá ser descentralizada e desconcentrada, a fim de distribuir competências e tornar mais ágil e eficiente a prestação de serviços.
O prefeito Jaison Cardoso e o vice Elísio Sgrott receberam os secretários para uma primeira reunião de trabalho e em seguida para a posse, na presença da imprensa e vereadores.
“Fizemos uma reunião de trabalho um pouco mais cedo e deu para perceber que todos estão preparados para começar essa nova fase do governo. Essa reforma se deu pela situação econômica que vivemos no Brasil e no Estado, que reflete nos Municípios. A forma mais prática de aferir a economia das mudanças é observar a folha de pagamento dos comissionados de novembro de 2014 e a de março de 2015, para verificar a economicidade. Teremos um ano de grandes desafios e para isso teremos que cobrar muita criatividade de todos. Coragem, determinação e vontade de minha parte não vão faltar e posso garantir que dos secretários também não”, frisa Jaison.
Os secretários, assim como o prefeito e o vice, devem seguir os preceitos de responsabilidade fiscal, através do planejamento público e do equilíbrio financeiro, buscando atingir maior economicidade na realização de despesas; modernização e inovação na gestão pública municipal, de forma a evitar a fragmentação das ações e a promover a harmonia dos serviços públicos essenciais disponibilizados ao cidadão, com a maior eficiência e eficácia; autoridade e responsabilidade, com o comprometimento na execução de atos e ações de governo e transparência administrativa, permitindo a participação ativa da sociedade na definição das prioridades e na execução dos programas municipais.
Secretarias e secretários
SEAGP – Administração e Gestão Pública
– Nicolau Corsino Bento, graduado em Economia, pós-graduado em direito tributário e administração financeira, é empresário e já exerceu os cargos de secretário de Administração e Obras.
SEAPI – Agricultura, Pesca e Infraestrutura
– Rui Geraldo Rodrigues, graduado em Logística, atuou durante toda a carreira como gerente da Celesc, foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara.
SEAST – Assistência Social, Trabalho e Renda
– Selma Elias Westphal, Pedagoga, especializada em metodologia, já foi secretária de Educação do Município e do Estado, Secretária de Articulação Nacional, Senadora, coordenadora de Estratégias de Política para Mulheres e assistente de projetos do Governo do Estado.
SEDES – Desenvolvimento Econômico Sustentável
– Antônio Clésio Costa, Técnico em Contabilidade, é empresário e atua no ramo da gastronomia
SEDUC – Educação
– Michela Freitas, Licenciatura Plena em Educação Física, além de atuar na área de treinamento, sempre trabalhou de dedicou sua carreira e especialização na área da Educação.
SEDURB – Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação
– Eduardo dos Passos Nunes, Engenheiro Químico e Civil, já foi chefe do departamento de saneamento, diretor de gestão urbana e secretário municipal da pasta.
SEFAZ – Fazenda
– Ivam Vitório, Técnico e Estivador, dedica-se à Administração e ao trabalho portuário, também já foi secretário municipal na desta pasta.
SEMUSA – Saúde
– Maria Martins, Pedagoga, especializada em gestão de educação e gestão da saúde, sempre atuou nos dois segmentos, já sendo secretária municipal desta pasta.
SETEC – Turismo, Esporte e Cultura
– Paulo Sefton, Bacharel em Economia e Administração, atua no ramo do turismo hoteleiro e é corretor de imóveis. Já foi secretário municipal de turismo, Presidente e diretor de turismo da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM
Assistência e assessoramento
PGM – Procuradoria-Geral
– Daniel Vinício Arantes Neto, Bacharel em Direito, dedica sua carreira às Leis, já tendo exercido o cargo de secretário de Administração e Gestão Pública. Ficou responsável por todas as pastas durante a reforma.
GAB – Chefe de Gabinete
– Cadir Garbeloto Cargnin, Técnico Contábil, possui formação na área da pedagogia e é Bacharel em Economia. Empresário, dedica grande parte de sua carreira à Administração Pública, tendo exercido diversos cargos no Município, inclusive de Prefeito.
Nesta quinta-feira foram nomeados secretários, procuradores, chefe de gabinete, secretária executiva, assessor de imprensa, assessor de gabinete, motorista executivo, controlador geral e tesoureiro. Na sexta haverá a nomeação de superintendentes, diretores, diretores e secretários escolares, coordenadores pedagógicos e secretários de CEI. Na segunda-feira será a vez dos chefes de departamento; Até dia 2 de março assumirão assessores especiais, I, II, III e IV, gerente, coordenador, supervisor e gestor de unidade.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotos: Claudio Moreira Lima